Competências mais procuradas nas TI vão ser cloud e mobilidade

Estudo da IBM mostra que profissionais com capacidades em cloud e mobilidade serão os mais procurados nos próximos cinco anos.

O mercado da computação em nuvem (cloud computing) e das aplicações em plataformas móveis estão nos rankings das principais tendências tecnológicas já há algum tempo, mas só a partir de 2011 eles devem realmente descolar. Por isso, os empregadores já estão a preparar as melhores equipas para essa tendência.
Um estudo anual da IBM em todo o mundo identificou que os profissionais com capacidades em cloud computing e mobilidade serão os mais procurados nos próximos cinco anos. Dos 2000 profissionais de TI ouvidos, 91% esperam que a computação em nuvem supere as infra-estruturas tradicionais como primeiro modelo inforkmático até 2015.
55% acreditam que, no mesmo espaço de tempo, as aplicações para os dispositivos móveis superem os modelos tradicionais de desenvolvimento para PCs e servidores. Assim, é natural que as competências nessas áreas sejam as mais procuradas.
Como efeito colateral, os profissionais dos centros de dados (data centers), que empregam milhares de pessoas, devem-se preocupar em adquirir um grande número de novas competências relacionadas com os novos conceitos. “A automação de tarefas reduz a necessidade de competências na instalação de tecnologias e de aplicações, já que os fornecedores entregam os produtos completos e integrados. Isso vai exigir uma mudança de área de uma boa fatia dos profissionais actuais”, diz o gestor global de canais da IBM, Bob Getchell.
Getchel afirma que os funcionários dessas áreas devem aprender a projectar conjuntos de serviços, definir “templates” de oferta, além de escrever fluxos de trabalho técnicos e de negócios para automatizar as requisições de serviços.
No campo das aplicações, os profissionais terão de entender como as várias plataformas móveis são construídas e mudar a metodologia de desenvolvimento. Segundo o vice-presidente de relações com programadores de software da IBM, Mark Hanny, entender a experiência do utilizador é mais importante do que nunca no campo móvel. Outro conhecimento imprescindível será o HTML5, elemento fundamental para a mobilidade.

Outras oportunidades
Além da computação em nuvem e do desenvolvimento de aplicações móveis, os profissionais inquiridos pela IBM esperam que os media sociais e as soluções analíticas e de BI (business intelligence) ofereçam oportunidades para crescimento na carreira de TI e um emprego seguro.
Quanto às indústrias com maior potencial de contratação, são as telecomunicações, serviços financeiros, saúde e energia. O estudo indica que nove em cada 10 inquiridos acredita que os profissionais de TI precisam de ter conhecimentos específicos da indústria onde pretendem actuar e que esse factor se tornou mais crítico do que nunca nas áreas técnicas. Apesar disso, apenas 63% acredita que possui esse conhecimento necessário para se manter competitivo.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado