Oito empresas nacionais nas 1000 maiores em I&D

Portugal Telecom é a que mais investe, segundo o “EU Industrial R&D Investment Scoreboard”.

Oito empresas portuguesas integram a lista das 1000 maiores empresas investidoras em termos de investigação e desenvolvimento (I&D), revela o “EU Industrial R&D Investment Scoreboard“, hoje divulgado.
A Portugal Telecom, na 89ª posição, lidera a lista nacional, seguida da Bial (257ª), Caixa Geral de Depósitos (262ª), EDP – Energias de Portugal (377ª), Crédito Agrícola Financial (658ª), Novabase (734ª), Martifer (770ª) e Brisa, na 872ª posição. Por comparação, Espanha conta com 27 empresas nesta lista.
Segundo a Comissão Europeia, as empresas europeias cortaram em 2009 menos no investimento em I&D do que as suas “rivais” norte-americanas mas a Europa continua atrás da concorrência.
As empresas europeias reduziram em 2,6% esse investimento, contra menos 5,1% nos EUA, enquanto o resto do mundo desceu 1,9%. As empresas japonesas mantiveram o mesmo nível de investimento e a Toyota lidera o “ranking”. Entre as primeiras 10, apenas constam as europeias Volkswagen (a maior investidora na europa), a Nokia e a Sanofi-Aventis.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado