As primeiras impressões sobre a versão beta da plataforma de produtividade da Microsoft para ser disponibilizada em modelo de cloud computing, mostra argumentos capazes de interessar muitas empresas.
A Microsoft anunciou a substituição do pacote de produtividade online por uma suite de consolidação de toda a oferta de produtividade já baseada no modelo de cloud computing. Sob o nome de Office 365, a plataforma é considerada por vários observadores como opção com potencial para pequenas e médias empresas. Ao juntar a suite do Office Web Apps com soluções como o SharePoint, o Exchange e o Lync (o Office Communications Server com um novo nome), o Office 365 deverá impor o primeiro verdadeiro desafio à Google e suas soluções de produtividade na nuvem, chamadas de Google Docs. Os cinco maiores argumentos da nova solução:
1. Posicionamento
Disponibilizar um conjunto extenso de soluções para um grupo de utilizadores em servidores locais pode significar uma razoável dor de cabeça. E o SharePoint, Exchange e Lync exigem hardware próprio, consumidores de energia eléctrica e de refrigeração. O Office 365 surge com a pretensão de libertar desse investimento e preocupação.
2. Gestão
Se as organizações optarem por contratar os serviços do Office 365, a gestão de servidores de suporte à solução cabe à Microsoft. As actualizações de software e de hardware deixarão de fazer parte da agenda dos gestores.
3. Disponibilidade
Uma das desvantagens de ter atividades comerciais baseadas em processamento de dados são as suas exigências repentinas e imprevistas de capacidade de computação. O advento dos dispositivos móveis, como iPads e laptops, tornou essa necessidade mais do que evidente. Por estar baseado num modelo de cloud computing, o Office 365 deverá estar acessível a partir de qualquer lugar e a toda a hora.
4. Custo
Os pequenos e médios empresários não conseguem e obter os mesmos preços para comprar o Office 2010. À partida o custo de adesão ao 365 por utilizador tende a rondar os seis dólares por utilizador, por ano, excluindo despesas coma servidores.
5. Produtividade
A Google também proporciona as mesmas facilidades acima descritas, coma um preço competitivo, sem manutenção local e com uma boa média de disponibilidade de serviço. Onde ainda não consegue competir é na familiaridade existente entre as pessoas e os produtos Office.
Se as companhias optarem por migrar de forma integral para a plataforma Google, isso não chega a ser um problema. Mas se houver interfaces comuns com fornecedores e outros parceiros, os benefícios da solução Google precisam ser avaliados e comparados com a facilidade com a qual as soluções da Google conseguem imitar o ambiente do Office.