57% dos titulares de cartão de crédito receiam usá-lo na Web

As transacções feitas na Internet estão minadas pelo descuido dos utilizadores de cartões, de acordo com o administrador da SIBS, Amadeu Paiva.

É uma falsa questão a da segurança no comércio electrónico, na opinião do administrador da SIBS, Amadeu Paiva, a falar num painel do evento Portugal Internet Week. Para o responsável muitas transacções realizadas na Internet são feitas de forma descuidada por parte dos utilizadores. E não é pela falta de segurança dos sistemas de pagamento. “Apenas 4% dos cartões são usados para pagamentos seguros na internet”,ilustrou.
Apesar disso, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 57% dos utilizadores de cartões de crédito ainda manifestarem alguma insegurança em adquirir produtos pela internet. Não obstante, o crescimento da facturação relacionada com o e-commerce está, este ano, acima dos 50%, segundo o responsável.
Assim, na visão de Amadeu Paiva o maior entrave ao desenvolvimento do comércio electrónico é o problema da privacidade dos dados e não a desconfiança relativa aos pagamentos. Este é, aliás, um dos factores que ajuda a desmotivar as compras entre países, segundo o responsável, além do facto de os utilizadores não saberem a quem se dirigir em caso de problemas ou reclamações, e à falta de legislação comunitária que regule estas transacções.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado