O peso médio das vendas online na facturação das empresas portuguesas é de 12%, uma décima abaixo da média europeia: 13%.
O gestor da UMIC, Luís Magalhães, citou dados do Eurostat segundo os quais 19% das empresas portuguesas fazem compras online, valor abaixo da média Europeia que é 24%. Por lado, o valor médio do peso das vendas electrónicas das organizações portuguesas – 12% – fica mais próximo da média europeia – 13%. Perto de 16% das empresas têm negócios de vendas online.
Os valores mais positivos sobre o tecido empresarial português têm a ver sobretudo com quatro parâmetros:
– cerca de 31% das empresas portuguesas tem sistemas de partilha electrónica de informação dentro da organização – enquanto a média europeia é de 15%;
– perto de 55% das empresas portuguesas já utilizam aplicações de negócios, para suportar a integração dos seus processos de negócio – enquanto a média europeia é de 41%;
– quase um terço (32%) das empresas portuguesas partilha informação de forma automática com a sua cadeia de abastecimento – enquanto a média europeia é de 27%;
– 30% das empresas em Portugal emitem facturas electrónicas, face a 23% da média europeia.