Hurd apresentou Exadata Database Machine X2-8

O ex-CEO já se estreou como presidente da Oracle apresentando uma um novo sistema de armazenamento.

Com o anúncio de um novo sistema de armazenamento – o Exadata Database Machine X2-8 –, o ex-CEO da HP Mark Hurd fez sua aparição oficial como presidente da Oracle no segundo dia do Oracle Open World 2010, congresso de tecnologia que decorre esta semana em São Francisco (EUA).
Na opinião de Marc Hurd, são quatro os problemas que têm vindo a afectar o mercado de data warehousing, designadamente: as empresas têm que lidar com autênticos oceanos de dados; têm muitos utilizadores com questões acerca dessa informação; muitas vezes os utilizadores querem executar diferentes pesquisas em simultâneo; e todos eles querem respostas rápidas aos seus pedidos. “Quando estes quatro factores se reúnem, os sistemas acabam sempre por falhar”, disse o novo presidente da Oracle.
Mas o Exadata X2-8 e os seus predecessores têm por missão acabar com estes desafios. Um componente chave é o chamado software de “armazenamento inteligente” integrado nos servidores de armazenamento dos sistemas. O software coloca o processamento de pedidos mais perto dos dados e reduz o volume de informação que tem que passar através das interconexões do sistema, resultando assim num aumento da performance.
O novo produto conta basicamente com os mesmos componentes e tecnologias utilizados na anterior versão do Exadata, mas vai ainda mais longe, incluindo também um par de servidores de oito sockets que contêm 2TB de memória e 128 núcleos de processador. Conta também com 14 servidores de armazenamento com 168 núcleos e até 336TB de capacidade, bem como mais de 5TB de memória cache flash, que contém informações acedidas com frequência e é assim um processo mais rápido do que a tradicional leitura de disco. Além disso, o sistema utiliza 40Gbit de interconexões internas e suporta Ethernet externo a velocidades de 10Gbit.

Quatro configurações disponíveis

O Exadata X2-8 eleva agora o número de configurações Exadata disponíveis para quatro. A Oracle já iniciou a venda do novo sistema, podendo começar a satisfazer encomendas dentro de 30 a 45 dias, segundo Marc Hurd, que não avançou contudo se o preço da nova versão será calculado da mesma forma que o das anteriores configurações.
Marc Hurd está agora à frente das vendas, marketing e suporte da Oracle, e uma parte importante do seu cargo será convencer os clientes a comprarem sistemas de valor acrescentado, como os Exadata e os Exalogic.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado