SAS apresenta software de análise predictiva

O produto chama-se Rapid Predictive Modeler e é uma resposta a uma ferramenta semelhante apresentada pela SPSS.

O SAS Institute anunciou um conjunto de ferramentas de análise preditiva de negócio, tradicionalmente o terreno de técnicos de estatística especializados. A análise preditiva refere-se à prática de decomposição de conjuntos de dados, num esforço para determinar padrões e prever resultados no futuro.
No caso do Rapid Predictive, o software permitirá a análise de cenários, como a segmentação de clientes e até a perda de clientes, através de um conjunto de modelos pré-construídos. Os resultados são apresentados em relatórios e tabelas de fácil leitura, promete o fabricante.
Os modelos gerados com a ferramenta podem afinados com a plataforma de alta gama Enterprise Miner, e também funcionar sobre base de dados Teradata, Netezza e IBM DB/2 databases. Os utilizadores do Enterprise Miner terão a nova ferramenta como parte da versão 6.2.
O analista da IDC, Dan Vesset considerou que o anúncio reflecte o desejo dos clientes em colocarem mais pessoas a usarem ferramentas de análise preditiva. Mas o aspecto principal é saber quem vão ser as pessoas abrangidas. “Ainda é necessário ser-se uma pessoa com competências de análise de negócio, e não uma pessoa com conhecimentos básicos de marketing”, explica.
Se por um lado a ferramenta apresenta facilidade de utilização, pode faltar a flexibilidade que os técnicos de estatística podem querer. “Se alguém pretende mesmo experimentar, testar e desenvolver melhor voltar ao Enterprise Miner.”

Conheça melhor o produto




Deixe um comentário

O seu email não será publicado