Assalto a cartões de crédito nos Estados Unidos

Um malware russo poderá estar na origem de um crime de roubo de contas bancárias às quais estavam associadas cartões de crédito e débito. Centenas de titulares foram afectados.

Em Memphis, nos Estados Unidos uma infecção de um sistema informático de um restaurante estará na origem de um roubo de dinheiro, depositado em contas bancárias, ligadas a cartões usados no estabelecimento. Muitos clientes reclamaram por terem sido roubados, depois de terem efectuado pagamentos com os seus cartões no Jason’s Deli nas últimas semanas. A ocorrência desencadeou uma investigação por parte dos serviços secretos, integrado no Department of Homeland Security.
Depois de certificar-se de que o pessoal do restaurante não estava envolvido, a polícia descobriu que um sistema de computador usado para verificar cartões de crédito foi infectado com uma nova variante de malware. O software terá interceptado detalhes de transacções, e enviou-os para criminosos localizados na Rússia. As somas envolvidas foram consideradas importantes, e uma das vítimas disse ter perdido 793 dólares. A polícia indicou que muitos estabelecimentos em Seatle e São Francisco podem ter sido afectados pelo mesmo ataque, mas não revelou mais pormenores.
Não se sabe como os PC foram afectados com o programa. Os serviços secretos estão preocupados com o facto de malware ser indetectável com software antivírus. Ao ponto de já terem enviado ficheiros  para a equipa de resposta de emergência da Carnegie Mellon University, para avaliação. A instituição estará a trabalhar na descoberta da assinatura dos ficheiros de ataque, passo importante para os sistemas antivírus serem actualizados e poderem detectar o malware.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado