Microsoft lança ferramenta de visualização de dados

PivotViewer para Silverlight promete uma gestão mais fácil da informação.

A Microsoft lançou um controlador para o seu software multimédia Silverlight, que apresenta através da Web resumos visuais dinâmicos de grandes volumes de dados.
Desenvolvido pelo departamento de pesquisas Live Labs, da Microsoft, o PivotViewer permite visualizar grandes volumes de dados de forma a que possam ser analisados e organizados facilmente.
O software oferece a opção de gerar relatórios a partir dos dados e possibilita ao utilizador examinar elementos individuais de cada dado de maneira detalhada. A visualização dos dados é de fácil reorganização – ficando a cargo das configurações do utilizador – o que fez com que fosse dado o nome de Pivot a esta aplicação.
“O foco está mais centrado no uso do conteúdo da interface do que na aplicação de menus e de controlos avançados”, afirma o engenheiro do PivotViewer, Brett Brewer, num vídeo publicado pela Microsoft.
Apresentado em Novembro durante a conferência profissional para programadores da Microsoft e demonstrado no início de Junho de 2010 no TechEd, o PivotViewer foi o ponto principal da apresentação do presidente de ferramentas corporativas e servidores da Microsoft, Bob Muglia, durante o evento.
Na demonstração realizada, foi mostrada a aplicação em funcionamento no ambiente de um browser, com o lado esquerdo do ecrã ocupado por um conjunto de caixas de marcação, em que podem ser definidos os filtros para visualização dos dados, com o PivotViwer a exibir todas as suas potencialidades no campo da exibição personalizada de informações.
A tecnologia de visualização de dados pode ser aplicada em projectos de business inteligence (BI), na navegação de websites e como canal para gestão de conteúdos que permite às empresas disponibilizarem bibliotecas aos seus utilizadores.
E a nova tecnologia tem já, pelo menos, um cliente satisfeito. O site inglês de serviços de organização de casamentos Hitched usa o PivotViewer na pesquisa e visualização de possíveis locais para realização das cerimónias.
O PivotViewer inclui interfaces de programação de aplicações (APIs), que possibilitam ao designer personalizar os controlos do visualizador.
Refira-se que todas as colecções de dados devem estar em formato XML e incluir ícones para cada elemento, segundo a documentação técnica.
Os dados podem, depois de correctamente formatados, ser transferidos para a Web e acedidos por browsers que incluam o Silverlight e o próprio programa de visualização.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado