SAP Iberia atribuiu prémios a projectos em Portugal

Sonae Sierra, Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, RTP e Grupo Caixa Geral de Depósitos premiados com SAP Quality Awards.

A SAP Iberia revelou os vencedores nacionais à edição deste ano dos SAP Quality Awards.
“Os vencedores com o prémio Ouro foram os projectos apresentados pela Sonae Sierra, na categoria de implementação de novas aplicações de negócio e a Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, na categoria de pequenas e médias empresas”, refere a empresa em comunicado. “Os projectos da RTP, na categoria de grande empresa [e já aqui abordado], e do Grupo Caixa Geral de Depósitos, na categoria de implementação de novas aplicações de negócio, foram distinguidos com o Prémio Bronze”.
No comunicado, a SAP explica ainda as razões das empresas escolhidas e premiadas:

Sonae Sierra – a organização internacional, especialista em centros comerciais, Sonae Sierra, foi premiada na categoria de implementação de novas aplicações de negócio, pelo seu projecto PIMS (Sistema Integrado de Gestão de Propriedades), desenvolvido pela Accenture. Com a implementação das soluções SAP, a empresa passou a contar com uma aplicação web que lhe permite levar a cabo os processos de comercialização e de ciclo de vida, para os centros comerciais detidos pela empresa na Europa (Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Roménia).
Entre muitos outros benefícios, este projecto permitiu contar com uma visão global de todo o processo de comercialização (melhorando os prazos de resposta), um acesso ad-hoc rápido a todos os dados do cliente e dos centros comerciais e uma melhoria no acompanhamento da execução dos processos, ao mesmo tempo que possibilitou uma redução da utilização manual da informação.

Cuatrecasas, Gonçalves Pereira – o projecto Camaleón levado a cabo pelo escritório de advogados líder na Península Ibérica, Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, foi escolhido na categoria dedicada à implementação de soluções SAP em pequenas e médias empresas. Este projecto, desenvolvido pela Indra, envolveu uma completa transformação no modelo de gestão da empresa. De tal forma que se padronizaram e normalizaram-se os processos para aumentar a eficiência e a conformidade com os requisitos legais locais. Ao assegurar-se uma visão única da informação financeira, que permitiu um aumento na transparência e uma redução dos riscos, conseguiu-se também uma visão de 360º do cliente e uma melhor gestão de talentos, em conformidade com os novos paradigmas do mercado. Tudo isto, juntamente com a agilidade e flexibilidade empresarial, serve de suporte ao crescimento internacional da empresa.
Após a conclusão do projecto, a Cuatrecasas, Gonçalves Pereira tornou-se o primeiro escritório de advogados independente a implementar uma solução global baseada inteiramente em soluções de negócio SAP, incorporando processos de negócio homogéneos, uniformes e padronizados. Note-se que a organização foi capaz de realizar a implementação com sucesso, apesar de enfrentar condições particularmente difíceis, como a recente fusão com a empresa portuguesa (Gonçalves Pereira, Castelo Branco), o número de utilizadores envolvidos na transformação (1.000 advogados, 200 assistentes, departamento financeiro, recursos humanos, marketing e compras) e o curto período de tempo em que foi realizada (16 meses) com um impacto mínimo sobre o negócio.

RTP – a RTP foi distinguida com a medalha de Bronze na categoria de grande empresa pela implementação do sistema SAP. O sistema SAP ERP, cuja implementação esteve a cargo da ROFF, é hoje intensivamente usado na RTP, gerando mais produtividade, eficiência e controlo de custos nas diversas áreas da empresa, nomeadamente Financeira, Compras, Vendas, Gestão de Pessoal e Gestão de Viagens.
Este projecto foi premiado por ter correspondido a todos os ambiciosos objectivos iniciais, pelo retorno obtido, incluindo a redução das equipas administrativas, pela nova realidade paperless e pela integração total e em tempo real dos sistemas operacionais de suporte ao negócio e de gestão do core business, alcançada através da utilização da solução SAP Process Integration.
Outro dos critérios foi a reformulação processual atingida, necessária para a aplicação das melhores práticas de negócio do sector, cuja referência passa a ser a própria RTP em Portugal. Dos benefícios obtidos pela RTP, em resultado deste projecto, está a visibilidade, em tempo real, da informação financeira e das responsabilidades para com terceiros em toda a estrutura de gestão da empresa, o correcto processamento salarial dos 2.500 colaboradores e, ainda, os fechos de período e ano mais céleres e eficazes.

Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) – o projecto do Grupo Caixa Geral de Depósitos foi distinguido, com o prémio de bronze, na categoria de implementação de novas aplicações de negócio. Este projecto, desenvolvido em conjunto com a Deloitte e PT SI, teve como objectivo a criação de um portal para gestão de fornecedores, como único ponto de comunicação entre o Grupo CGD e os respectivos fornecedores.
O projecto trouxe como principais benefícios o aumento da eficiência ao nível da relação com os fornecedores e a introdução de novas funcionalidades que, entre outras, permitiram o recurso a leilões e à facturação electrónica. Adicionalmente, a implementação deste portal de gestão de fornecedores induziu a geração de poupanças significativas ao Grupo CGD.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado