Health Cluster Portugal apresentou AAL4ALL

Projecto tem orçamento de 12,5 milhões de euros e envolve 35 entidades nacionais

O projecto AAL4ALL, do Health Cluster Portugal (HCP), foi hoje apresentado em Lisboa no decorrer do “EU Policy Workshop on Public Primary Care Standard for Ambient Assisted Living (AAL) Services in Europe”.
A iniciativa do HCP “visa o estabelecimento de um conjunto de normativos para cuidar dos séniores quando eles não estão no ambiente hospitalar e assim desenhar um ecossistema normalizado de AAL (Ambient Assisted Living)”, refere a instituição em comunicado. “O projecto AAL4ALL tem um orçamento de 12,5 milhões de euros e engloba 35 entidades nacionais, entre empresas, instituições científicas e tecnológicas, universidades e hospitais”.
O projecto, “pioneiro a nível global, responde à necessidade colectiva de estabelecer um quadro normativo e de estandardização na área do AAL”, bem como “potenciar a criação de um mercado nacional orientado para o AAL”.
Antecipando que 36% da população portuguesa será idosa em 2050, o dobro do valor actual (segundo dados do INE), o HCP pretende potenciar a utilização das TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica) no sector da saúde.
“Mesmo que a área da saúde seja aquela onde as TICE têm tido mais dificuldade em entrar, mostra-nos a história que a junção entre as duas áreas acabou sempre por se revelar num sucesso”, refere Joaquim Cunha, director-executivo do HCP. Este é um pólo de competitividade e tecnologia da área da saúde que pretende juntar laboratórios de investigação, indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, empresas de tecnologia, grandes hospitais e universidades.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado