A Mirage está a ser concebida para suportar aplicações executadas em plataformas de infra-estrutura cloud.
Investigadores britânicos estão a desenvolver uma nova framework de programação chamada Mirage, concebida especialmente para suportar as aplicações que são executadas em plataformas de infra-estrutura cloud, como os Amazon Web Services e o Google App Engine. “Se quisermos reescrever a Internet, temos obrigatoriamente que melhorar muito o actual estado das coisas”, declarou Anil Madhavapeddy, investigador senior do Wolfson College da Universidade de Cambridge e membro da equipa Mirage, durante uma apresentação na conferência USENIX, realizada esta semana em Boston, nos Estados Unidos.
O grande princípio do projecto Mirage “é tratar o hardware de cloud virtual como um alvo compilador e converter código fonte de elevado nível directamente no kernel”, explicam os membros da equipa Mirage presentes no evento.
Os sistemas operativos tradicionais “tentam resolver tudo, dos desktops aos servidores de rede, passando pelos jogos mais intensivos”. Já o Mirage, adiantam os investigadores, “focaliza-se no domínio dos servidores cloud I/O, o que nos permite especializar os sistemas e obter mais benefícios”.
As aplicações que utilizam o Mirage “apresentam melhorias de performance significativas de I/O e memória, comparativamente com o mesmo código a ser executado sob Linux/Xen”, alegam os investigadores de Cambridge.
Os sistemas tradicionais são, na opinião da equipa Mirage, “demasiado densos, contendo suporte demasiado alargado a sistemas herdados e código que foi sendo criado ao longo de demasiados anos”. Isto faz, adiantam, “com que sejam demasiado pesados de construir e implementar, bem como de execução ineficaz e complexos de administrar”.
A equipa de investigadores está a usar a OCaml para desenvolver o Mirage. A linguagem de programação tem tido grande interesse no mundo académico, mas está também a conseguir uma boa presença no mercado comercial, afirma Anil Madhavapeddy.
Fazem também parte da equipa de desenvolvimento do Mirage investigadores da Universidade de Nottingham e elementos da equipa de projecto e desenvolvimento da Citrix.