Carnegie Mellon e fabricantes formaram a Cloud Commons

CA Technologies, TM Forum, Red Hat, Carnegie Mellon University e a Insight Investments fundaram uma aliança para colaborar na produção de conhecimento e boas práticas num contexto de cloud computing.

No fundo, formar-se-á uma comunidade de colaboração online, que será um repositório de conhecimento sobre a gestão de TI num ambiente de cloud computing, baseado na partilha entre profissionais de TI e académicos. Os organizadores da Cloud Commons esperam que os profissionais de TI sejam adequadamente guiados sobre a melhor forma de implementar o modelo de cloud computing.

“Hoje não existe nenhuma fonte exaustiva, isenta e agregadora do conhecimento mais actual e relevante de cloud computing, além das experiências que as organizações estão a ter com a cloud”, disse David Hodgson, vice presidente de produtos para a cloud da CA Technologies. “A Cloud Commons pretende promover e dirigir a atenção para certos aspectos, além da visibilidade sobre o que é possível com o modelo.”

Como ferramenta de colaboração, a comunidade disponibilizará funcionalidades capazes de encorajar a partilha de ideias e a aprendizagem. Alam disso, os fundadores esperam que o site se torne também um instrumento para os utilizadores publicarem a sua experiência, com informação qualitativa, sobre os serviços usados, e assim poder criar-se uma classificação de serviços, para conseguir compará-los. Ao mesmo tempo, o site poderá ser um espaço de partilha de boas práticas.

Na linha da partilha e aferição dos melhores serviços para cada cenário, a Universidade Carnegie Mellon deverá disponibilizar o Service Measurement Index (SMI): um índice que está a desenvolver, com a intenção de estabelecê-los como um padrão para quantificar e avaliar os serviços de cloud disponibilizados no mercado. A norma servirá também como instrumento para calcular os benefícios e riscos dos serviços em questão.
Para já , o site já tem artigos de analistas da indústria e especialistas na matéria, entradas de blogs de líderes, white papers  e histórias de experiências reais, de profissionais de TI.

A CA Technologies conta basear um dos pilares da sua oferta para cloud computing – o Cloud Insight–  sobre o conhecimento extraído do Cloud Commons, contando também com referências do SMI. Por isso, só lançará o produto cerca de seis meses depois de apresentado o Cloud Commons: apesar de ter investido em investigação independente como informação inicial para o portal, e para disponibilizar aos profissionais de TI conhecimentos sobre os cenários de cloud computing, o fabricante está a contar com o potencial de participação dos vários agentes da indústria para reunir informação pertinente e rigorosa. Como explicou David Hodgson ao Computerworld é quase como explorar uma plataforma de wiki.
Serão alojadas videoconferências e seminários online, além de outros conteúdos em vídeo e podcasts




Deixe um comentário

O seu email não será publicado