A venda de smartphones em todo o mundo teve uma forte recuperação da queda registada durante o período mais grave da crise global, com a Nokia a vender mais unidades e a Motorola a apresentar os maiores ganhos, de acordo com a Canalys.
Os dados da Canalys indicam que no primeiro trimestre de 2010 a indústria vendeu 55,2 milhões de smartphones, 67 por cento mais que no mesmo período de 2009. Este aumento, que a Canalys aponta como o mais significativo desde o final de 2007, representou uma recuperação significativa face à recessão económica, que provocou fortes quedas neste segmento durante o ano de 2009.
Os números apresentados pela Canalys diferem pouco dos anunciados na passada sexta-feira pela Strategy Analytics. Segundo esta consultora, a venda de smartphones no primeiro trimestre alcançou os 54 milhões de unidades, mas o crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior terá sido um pouco menor que o apontado pela Canalys, na casa dos 50 por cento.
O analista Chris Jones, da Canalys, aponta diversos factores que terão contribuído para as fracas vendas em 2009. Entre eles, além da crise económica, está o adiamento do lançamento de produtos importantes. Na sua opinião, a recuperação observada no início de 2010 deve-se em parte às fortes vendas em países que têm adoptado a tecnologia móvel a um ritmo mis acelerado que o resto do mundo – como é o caso da Índia e da China, por exemplo.
A Nokia continuou a liderar o ranking do segmento, fortemente ajudada pelos mercados indiano e chinês, diz a Canalys. A gigante dos telemóveis vendeu 21,4 milhões de smartphones no primeiro trimestre, 57 por cento mais que no ano passado. O número avançado pela Strategy Analytics foi praticamente o mesmo: 21,5 milhões.
Em termos mundiais, a Nokia detém 39 por cento do mercado dos smartphones, dois pontos percentuais a menos do que há um ano. A sua maior rival é a Research In Motion, com 19 por cento de quota. A Apple cresceu para 16 por cento, contra os 11 por cento do ano anterior. O quarto maior produtor global de smartphones foi a HTC.
Na avaliação da Strategy Analytics, esta ordem não muda. O seu ranking coloca também a Nokia em primeiro, com 40 por cento do mercado, seguida pela RIM (19,7 por cento) e Apple (16,4 por cento).
Para a Canalys, foi da Motorola, no entanto, quem obteve os ganhos mais fortes do trimestre. A companhia produziu, em todo o mundo, 2,6 milhões de smartphones, mais 137 por cento mais que no ano anterior. Segundo a consultora, a quota de mercado da Motorola cresceu dos 3,3 para os 4,7 por cento.
A Palm, recém-adquirida pela HP, tem por seu turno ganho lentamente mercado desde o lançamento da plataforma WebOS, sendo a sua quota global de 1,6 por cento.
Em termos tecnológicos, os modelos com ecrã táctil dominaram o mercado: 59 por cento de todos os dispositivos vendidos contavam com este recurso. No ano passado, esta proporção era de 34 por cento, de acordo com a Canalys. Os telefones inteligentes com teclado, que eram 27 por cento de todos os smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2009, representam agora menos de 14 por cento do total.