RIM lança ferramenta de Wi-Fi para BlackBerry

A Research in Motion anunciou uma nova tecnologia que irá permitir chamadas de voz sobre Wi-Fi através dos seus smartphones BlackBerry. O software, denominado BlackBerry Mobile Voice System 5 (MVS 5), deverá estar já disponível na próxima versão.

Através desta tecnologia, as chamadas feitas a partir de dispositivos BlackBerry em hotspots Wi-Fi seriam encaminhadas automaticamente através do PBX existente na sede da empresa do utilizador e depois para o receptor, localizado em qualquer parte do mundo. A chamada seria taxada como sendo de longa distância, de acordo com valores pré-negociados entre as empresas e os seus operadores.
Mesmo que um smartphone BlackBerry esteja a operar dentro de uma rede celular, o MVS 5 pode automaticamente instruir a PBX da empresa para dar início a uma chamada de longa distância, estabelecendo a ligação a custos de empresa. Os responsáveis da RIM dizem que o desenvolvimento desta nova ferramenta “foi bastante complexo”.
Há já muito que as empresas procuram por um sistemas de comunicações móveis unificadas que lhes permita cortar nos custos das chamadas e melhorar a produtividade dos seus funcionários. O sistema da RIM integra-se com o gestor de comunicações unificadas da Cisco, o Unified Communications Manager, bem como com as PBX deste fabricante, mas a companhia pretende alargar este suporte ao portefolio de outros fabricantes, de acordo com Tom Goguen, vice-presidente de gestão de produto da RIM.
Este responsável conta ainda que, ao utilizar o BlackBerry com funcionalidades Wi-Fi, os telefones fixos e móveis dos funcionários das empresas poderão passar a ter o mesmo número, o que permitirá a existência de um único correio de voz e agenda de contactos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado