Fabricante: SAS Institute
Produto: SAS Social Media Analytics
Características: O SAS Social Media Analytics foi concebido para analisar grandes quantidades de dados das “conversas” online e extrair informações sobre o que os consumidores pensam e procuram para suportar a definição das estratégias de marketing e comunicação. A solução tem capacidade para arquivar e analisar mais de dois anos de “conversas” em canais como o Facebook, o Twitter, o YouTube, blogues e fóruns de discussão, entre outros, revelando aos decisores de marketing o que os consumidores pensam dos seus produtos e marcas, quem influencia o seu comportamento de compra e qual o impacto deste tipo de interacções online nos resultados de negócio. Estes dados podem ser depois aplicados na definição das estratégias de marca, acções de relações públicas e actividades de serviços de apoio ao cliente.
O SAS Social Media Analytics é uma solução multilingue, incluindo o português no seu portefólio, e apresenta funcionalidades avançadas de processamento de linguagem que permitem aos responsáveis de marketing definir e ajustar facilmente as regras que ligam sentimentos e expressões orais a determinados tópicos. Desta forma, é possível identificar sentimentos, coloquialismos e comentários subjectivos, e tirar o melhor partido da combinação entre análise estatística e classificação de textos. Esta abordagem híbrida proporciona regras de extracção de informação eficazes que geram resultados mais completos acerca dos gostos e opiniões dos consumidores.
A acrescentar a estes benefícios, a nova solução do SAS proporciona vantagens competitivas como a integração dos milhares de dados recolhidos nos sistemas de marketing e CRM (customer relationship management) das empresas, a previsão da evolução das interacções nas redes sociais e o seu impacto no negócio, e a facilidade de utilização e leitura dos indicadores através de quadros, relatórios e alertas automáticos enviados para os gestores de negócio e de marketing.