Inesc Porto vai assinar contrato de 2,6 milhões com Fundo de Apoio à Inovação

O INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e o Fundo de Apoio à Inovação (FAI) lançam, na próxima segunda-feira (26 de Abril) o projecto Reive – Redes eléctricas inteligentes com veículos eléctricos).

O projecto Reive tem por objectivos mudar o paradigma de mobilidade actual e contribuir para a redução das emissões de C02 na atmosfera ao criar condições para uma efectiva proliferação de veículos eléctricos e de micro-geração. Será liderado pelo INESC Porto e terá como parceiros industriais a REN, a EDP Distribuição, a EFACEC, Contar, Logica e Galp Energia. No seu conjunto, os parceiros da indústria portuguesa financiam o projecto em 500 mil euros, devendo integrar os resultados obtidos pelo Reive no desenvolvimento dos bens e serviços de base tecnológica que oferecem. Outras instituições que vão colaborar com o INESC Porto são o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o CEETA-ECO. O alinhamento deste projecto com os objectivos da política energética nacional, que privilegia as áreas das energias renováveis, permite obter do Fundo de Apoio à Inovação um co-financiamento na ordem dos 50%.
Uma das ideias principais do projecto é promover a progressiva integração de sistemas de micro-geração e de veículos eléctricos na rede eléctrica, garantindo uma eficiente exploração da rede eléctrica. Através do estudo da utilização progressiva e tecnicamente sustentada de veículos eléctricos em conjunto com a exploração integrada de energias renováveis, nomeadamente as energias solar fotovoltaica e eólica, o Reive quer ainda contribuir para a prossecução dos objectivos da política energética nacional.
Este projecto pretende ir muito além do âmbito científico, como comprova o envolvimento directo de parceiros industriais nacionais: REN, EDP Distribuição, EFACEC, Contar, Logica e Galp Energia.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado