Poderá o software open source dominar o iPhone?

O domínio da Apple no mundo da computação móvel com a sua plataforma iPhone poderá ser eclipsado pelo movimento do open source, à semelhança do que aconteceu com a Sun Microsystems, avisa o director executivo da Linux Foundation.

Há alguns anos , os “iPhones” da computação empresarial eram as tecnologias da Sun, como o sistema operativo Solaris OS e a plataforma SPARC CPU, recorda o director executivo Jim Zemlin, durante o evento The Linux Collaboration Summit  realizado na passada semana em São Francisco. “E sabem o que aconteceu? Hoje, essa companhia já não existe como empresa independente”, afirmou, referindo-se à aquisição por parte da Oracle.
Zemlin fez a comparação entre o que aconteceu à Sun e ao seu sistema operativo Solaris e a posição da Apple face à comunidade open source. “O Solaris viu-se obrigado a competir com o sistema operativo de open source Linux e, ele próprio não passou a ser em código aberto até 2005”, recorda.
O director executivo da Linux Foundation diz que “dentro de poucos anos, o que aconteceu à Sun poderá vir a acontecer à Apple, à medida que o open source e o Linux ganharem cada vez mais importância no mercado onde a companhia se move.
O destino da Sun, porém, poderia ter sido diferente na opinião de Zemplin. “Se o antigo CEO da Sun, Scott McNealy, tivesse aberto o Solaris ao open source um pouco mais cedo, tudo poderia ter sido diferente. É uma lição de história a reter”.
Refira-se que o Solaris ainda está a ser disponibilizado pela Oracle, bem como os sistemas SPARC.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado