Mais de 17% dos PC em Portugal usam o Windows 7

Seis meses depois do Windows 7 ser lançado no mercado nacional, a Microsoft Portugal anuncia que e 17% dos PC em Portugal estão equipados com o sistema operativo, baseada em dados da StatCounter.

O responsável da Microsoft pelo negócio Windows em Portugal João Batalha, revelou hoje que 76% dos PC vendidos em 2010, vêm equipados com o Windows 7. Os restantes 24% referem a máquinas já presentes no canal antes do lançamento. De acordo dados de monitorização do acesso a 3 mil sites feito pela StatCounter, 17% dos PC sedeados fazem-no com o Windows 7. Esse universo englobará tanto PC com Windows pirata, como máquinas correrem versões beta, admitiu o responsável.
A mesma organização revela que o mais recente sistema operativo teve um incremento superior a 13,8% desde o lançamento no final de Outubro de 2009, enquanto que as versões anteriores do Windows contraíram, no caso do Windows Vista 4,8% e no caso do XP 9,6%.
De acordo com João Batalha, a Microsoft mantém o objectivo de converter metade da base instalada de XP, em PC com Windows 7, até pelos menos 2012.
O fabricante diz também que a ADENE (Agência para a Energia), a Águas do Noroeste, a Chicco, a EDP, a Instituto Piaget, a IIES – Instituto de Informática da Segurança Social, a Pescanova, a Millenium bcp, e a Multiopticas, já migraram o seus parque informático para Windows 7.
Entretanto, a Microsoft Portugal anunciou o relançamento da Campanha “Sacar Upgrade”, mediante a qual disponibiliza o Windows 7 versão Ultimate, a um preço promocional de 31,27€, para estudantes e professores, até final de Junho. Trata-se de uma medida para desencorajar a pirataria.

Outros dados avançados pela Microsoft:

– A versão do Windows 7 mais vendida durante o primeiro semestre de vendas foi a Versão Home Premium Upgrade;

– O peso das versões Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate no retalho português é de 21% (um dos mais altos da Europa, segundo o fabricante);

– Perto de 60% dos Netbooks são já vendidos no mercado com Windows 7;

– Em 2009, quase 18% dos computadores vendidos já levaram instalado o Windows 7.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado