ISP chinês “sequestrou” momentaneamente 10% da Internet

Foi a segunda vez em duas semanas que informação de má qualidade difundida desde a China, provocou a ruptura do serviço de Internet. AT&T, Level3, Deutsche Telekom, Qwest Communications e a Telefonica foram alguns dos operadores afectados.

Na quinta feira de manhã, dados de routing de má qualidade oriundos de um pequeno ISP chinês, chamado IDC  China Telecommunications foram retransmitidos pela China Telecomunications, e depois difundida pela Internet, afectando vários fornecedores de Serviço de Internet: AT&T, Level3, Deutsche Telekom, Qwest Communications e Telefonica.

“Há um grande número de ISP que aceitou estas rotas por todo o mundo,” disse Martin A. Brown, director técnico na firma de monitorização da Internet Renesys. De acordo com o responsável o incidente  começou pouco antes das 10 horas da manhã e durou perto de 20 minutos.
Durante esse período, a IDC China Telecommunication transmitiu má informação para 32 mil a 37 mil redes, redirigindo-as para a IDC  China Telecomunication em vez do seus donos verdadeiros.
Estas redes incluem perto de oito mil redes dos Estados Unidos incluindo redes geridas pela Dell, pela CNN, pela Starbucks e pela Apple. Mais estas 8,500 redes chinesas, 1,100 na Austrália e  230 possuídas pela France Telecom também foi afectadas..
As más rotas podem ter simplesmente levado todo o tráfego de Internet dirigido para estas redes a não ser entregue; ou pode ter sido usado para redirigir os tráfego para computadores maliciosos na China.

Embora o incidente possa ser apenas um acidente, acaba por evidenciar as fraquezas do protocolo Border Gateway Protocol (BGP), um protocolo crítico, mas obscuro, usado para agregar Internet numa só. Os dados de BGP são usados pelos routers para lhes indicarem como devem encaminhar o tráfego através da Internet. Normalmente os fornecedores mais pequenos de serviço de Internet anunciam rotas de BGP para as redes que eles controlam, e essa informação é centralizada, em última instância, depois partilhada ntre os fornecedores maiores. Foi aí que os problemas começaram na quinta-feira, por uma razão desconhecida, a IDC anunciou rotas para dezenas de milhar de redes, perto de 10% da Internet. Normalmente, o pequeno ISP anuncia perto de 30 rotas.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado