SAP reforça nas aplicações analíticas e transacções bancárias

Ampliandoo seu portefólio de soluções modulares para o sector da banca, a SAP anunciou várias novidades capazes de responder aos processos de negócio dos bancos, desde o front-office ao back-office.

Na visão da SAP, confrontados com o aumento da exposição ao risco e com as rígidas medidas de redução de custos, os bancos têm cada vez mais de confiar nos seus sistemas de TI para melhor avaliarem e gerirem o risco, de uma forma mais fácil e económica, ao mesmo tempo que aceleram a introdução no mercado de novos produtos e serviços, com o objectivo de conquistarem e/ou a manterem a sua competitividade. Nesse contexto a empresa apresenta várias novidades, baseadas numa arquitectura modular SOA:

–  Colaboração operacional e organizacional
A aplicação SAP Deposits Management (Gestão de Depósitos) proporciona uma integração maior entre as operações do banco e as suas funções comerciais, segundo o fabricante. A solução oferece às operações de vendas visibilidade sobre as contas de depósito dos clientes, permitindo que os representantes comerciais ofereçam produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades individuais dos seus clientes, visando uma maior vantagem competitiva. Esta nova funcionalidade ajuda os responsáveis de operações a conter os custos e a aumentar a eficiência quando o volume de depósitos em contas correntes aumenta.

Gestão de empréstimos
Utilizando as inovações do software SAP Business Suite 7, a aplicação SAP Loans Management (Gestão de Empréstimos) foi actualizada para oferecer uma automatização end-to-end de todos os processos relevantes aos empréstimos, desde o seu início até ao contrato.

– Gestão de garantias

A aplicação SAP Collateral Management (Gestão de Garantias) foi objecto de inovações para responder às muitas questões que os bancos enfrentam neste mercado em constante mudança. Tais melhorias constroem ligações entre as várias unidades de negócio de um banco, no sentido de as ajudar a respeitar as normas sobre garantias.

Requisitos de Basileia II
As melhorias à aplicação SAP® Basel II ajudarão os bancos a satisfazer os requisitos do Acordo Basileia II, de exposição ao risco e adequação de capital, bem como a implementar novos processos de revisão supervisora e de divulgação, diz o fabricante. A solução integra gestão do risco de crédito, interna e externa, numa plataforma única e apoia todas as abordagens Basileia II para os cálculos do risco de crédito – da abordagem normalizada à abordagem avançada, baseada em classificações internas (IRB – Internal Ratings-Based).

Pacote de fixação de preços para gestão do risco de crédito

A aplicação SAP Credit Risk Portfolio Management (Gestão do Risco de Crédito) é um novo pacote de fixação de preços. A nova aplicação permite aos bancos quantificarem o risco de crédito, ao nível da carteira, incluindo uma gestão activa dos riscos de crédito.

Contabilidade administrativa e financeira integradas

Em colaboração com a aplicação SAP Accounting for Financial Instruments, a aplicação SAP Profitability Management foi melhorada para permitir o acesso dos bancos a informação abrangente sobre rentabilidade. Isto permite aos bancos cumprir os requisitos internos e externos de contabilidade e de relatórios de informação.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado