“Gestão de Sistemas e Redes em Linux” chega às livrarias

A FCA – Editora de Informática, do grupo de edições técnicas LIDEL, lançou um livro da autoria de Jorge Granjal, dedicado à administração de sistemas e redes.

A nova edição aborda a gestão de sistemas e redes em Linux propondo a análise teórica dos conceitos apresentados e complementando-a com a sua aplicação a um caso prático.
Dividido em várias partes fundamentais, o livro abrange temas essenciais como a administração de sistemas e serviços, a segurança e monitorização e ainda a utilização do Linux como router e firewall de uma rede informática.

Insere-se na colecção “Tecnologias de Informação”, e pretende ser um valioso recurso para docentes e estudantes de licenciatura e mestrado, em particular nas áreas da Administração de Sistemas e Redes, Segurança e Redes de Computadores. O carácter eminentemente prático do livro torna-o igualmente dirigido a profissionais com responsabilidades na instalação e administração de redes informáticas de média e grande dimensão, ou simplesmente, a quem pretenda aprofundar os seus conhecimentos relativos à utilização do sistema operativo Linux na área de Administração de Sistemas e Redes. 
 
Conteúdo:
• Gestão de sistemas: níveis de execução e serviços, utilizadores e quotas, configuração da rede, gestão de logs, escalonamento de tarefas, kernel, módulos, boot loaders, sistemas de ficheiros, backups e protecção de servidores;
• Gestão de serviços de rede: DNS, NTP, DHCP, LDAP, WWW e NFS, correio electrónico e autoridades de certificação;
• O Linux como router e firewall: filtragem de pacotes, NAT e proxies de aplicação;
• Segurança: sistemas VPN, detecção de intrusões e auditorias de segurança;
• Monitorização: MRTG e Nagios.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado