A actual crise é uma realidade com que as empresas têm de lidar se a quiserem ultrapassar. Esta fase difícil da economia é um desafio empresarial que nos obriga a centrar esforços nas principais actividades de negócio.
John Manning, Regional Technical Director da Information Builders Ibéria
A apreensão e o pessimismo não são e não devem ser a resposta das empresas perante este cenário. A chave para levar a melhor centra-se no planeamento e tomada de decisões com fundamento e informação útil. Pode não parecer um ponto muito importante, mas é esta planificação e previsão que ajudará a ultrapassar a crise e dar resultados visíveis quando a economia começar o seu inevitável ciclo de recuperação. E para isso é necessário ter em conta a integração.
De facto, apesar de as empresas estarem a implementar medidas rígidas para cortar custos, na realidade muitas estão a aumentar o gasto em projectos de integração e tecnologias relacionadas, de forma a convergirem esforços para o seu core business.
Um plano de integração correcto e adaptado à realidade de uma empresa, assim como o software adequado, poderão ser muito eficazes, reduzindo custos, melhorando e acelerando os processos principais do negócio.
Contudo, registamos que existe ainda uma certa relutância face aos projectos de integração à escala empresarial, pois podem ser frequentemente complexos e morosos. Requerem uma grande capacidade de infra-estrutura, assim como a alocação de muitos recursos humanos.
Muitas actividades importantes numa empresa podem ser simplificadas através da simples conexão dos vários sistemas. Se a implementação for levada a cabo com interfaces empresariais e técnicas orientadas para os serviços, estes projectos simples podem afectar muito positivamente o negócio a curto prazo e ser a base de projectos de integração mais complexos e de maior envergadura no futuro. O software de integração pode ajudar a empresa a conseguir objectivos de produtividade consideráveis, permitindo, por exemplo, aos utilizadores a possibilidade de obter informação em tempo real a partir de uma origem de dados a que antes era difícil aceder. Como resultado, a produtividade aumentará graças à tomada de decisões na hora em toda a empresa.
De facto, segundo a Sociedade Internacional de Automatização (ISA), se automatizarmos um processo, a eficácia aumenta entre 1% e 2% anualmente e, se para além desta automatização, o processo for melhorado com informação em tempo real, pode-se alcançar um aumento da produtividade entre 3% e 5%, anualmente. Com automatização integral dos processos essenciais e fluxos de trabalho da empresa, pode-se melhorar tanto a eficiência operativa como os benefícios, uma vez que a integração facilita, coordena e acelera as suas actividades cruciais.
Muitas empresas vêem ainda a integração como uma série de projectos gigantes e complicados, que exigem muitos recursos e múltiplas ferramentas de diferentes fornecedores. Contudo, através de pequenos projectos delimitados e estrategicamente planificados pode-se alcançar benefícios imediatos e criar um valor fiável a curto prazo (especificamente durante períodos de crise económica), ao mesmo tempo que se prepara para conseguir bons resultados quando chegarem os dias de crescimento e expansão.