A plataforma a Portal Móvel desenvolvido para as lojas de retalho da Sonae foi distinguida com o prémio “Best In-Store Solution”. Trata-se de um middleware criando para integrar informação e facilitar o acesso a dados de negócios.
O software desenvolvido pela Tlantic (empresa do Grupo Sonae) tem demonstrado importantes ganhos de eficiência nas lojas das quatro marcas de retalho da Sonae onde a solução foi adoptada ( Continente, Modelo, Worten, Modalfa, SportZone, entre outras). A plataforma de software recolhe informação de várias aplicações de negócio, do sistema de informação das lojas, cruza dados e disponibiliza-os aos funcionários. Estes podem aceder à informação tanto na placa de vendas, como nos armazéns das lojas, usando PDA específicos, tablet PC ou telemóveis. No fim, a solução permitiu ao grupo poupar perto de 20% dos gastos em TIC por ano: perto de 10 milhões de euros, por ano. Ao mesmo tempo possibilita redireccionar os colaboradores para tarefas de maior valor acrescentado.
Na Retail Technology Awards Europe 2010 e na mesma categoria de soluções “Best In-Store”, foram também distinguidas a Albert Heijn (Holanda) e The Co-operative (Reino Unido).
O software disponibiliza informação sobre preços, disponibilidades, datas de fornecimento, prazos de validade, vendas e promoções, reservas de clientes, impressão de etiquetas e registo de toda a informação necessária para uma eficiente gestão de loja, entre outras operações. Ao todo, a Tantlic desenvolveu e disponibiliza 14 aplicações, capazes de funcionar em modo online e offline. Estão inseridas numa arquitectura aberta e modular e comunicam com os sistemas centrais do grupo Sonae, no Porto, por comunicação de sem fios.
Plataforma de múltiplos pilares
A plataforma faz a triangulação de informação proveniente de várias fontes, entre as quais o ERP, e o datawarehouse do grupo, sistema de workflow, SCM, CRM , front end das lojas, entre outros. Mas além disso, a plataforma premiada fornece informação sobre inventários da loja à cadeia de abastecimento.
No grupo de lojas onde está instalada a solução são usados perto de quatro mil PDA, mil impressoras. De acordo com João Amaral, da Sonae Retalho, o investimento em hardware é o mais importante. Os servidores de suporte correm em ambiente .Net ligados uma base de dados SQL, com a integração a ser baseada no padrão XML. Os dispositivos móveis funcionam com sistema operativo Windows Mobile CE 5.5. No hipermercado Continente, do Centro Comercial Colombo, um dos efeitos práticos mais interessantes foi a libertação dos empregados de atendimento, para verdadeiras tarefas de atendimento, na placa de vendas. Por exemplo era gasto muito tempo na montagem física de espaços de campanhas. “Eram dezenas de horas de trabalho dispendidas, no levantamento dos artigos, na impressão das folhas de etiquetas de preços”, explica Nuno Almeida, da Sonae Retalho. Agora o processo é menos moroso usando impressoras portáteis de etiquetas, capazes de ler código de barras e imprimir logo o preço, depois de aceder à camada de informação disponibilizada pelo Portal. Fica mais tempo para os clientes. Além disto, a plataforma também dá suporte aos processos de recolha de produtos, encomendados através das vendas online.
Gestão mais racional de produtos
A solução acaba por permitir uma gestão mais racional dos produtos com prazo de validade prestes a caducar. De duas formas segundo os responsáveis da loja: permite agilizar a realização de campanhas em que os referidos artigos são vendidos a metade do preço; e evita a saída de produtos com prazo de validade expirado. Como consequência o escoamento dos produtos é acelerado e a empresa deita menos artigos para o lixo, explicou João Amaral.
Outro impacto importante ocorreu nos processos de gestão de descarregamento e armazenamento do produto. De acordo com responsáveis da loja do Continente, no Centro Comercial Colombo, a operação de registo da chegada dos produtos foi encurtada de um mínimo de meia hora (gasta no preenchimento de mapas), para dez a quinze minutos. Além disso, permite dar prioridade a artigos reservados por clientes logo à chegada dos produtos – ao facilitar a identificação da palete onde foram transportados, posterior separação e tratamento prioritário, explica Nuno Almeida.
“Juntar” impressoras e PDA foi desafio
De acordo com Ramiro Marques, gestor de projectos para área de inovação, a facilidade trazida na gestão das etiquetas foi essencial para convencer os colaboradores a adoptarem a solução. Na visão de João Amaral, colocar os PDA a comunicar com as impressoras foi um dos principais desafios. Mas a integração da informação entre gestão de cliente, o datawarehouse e a frente de loja. A interface de utilização acabou por exigir o contributo de investigação em ergonomia na Universidade de Portalegre.
O carácter inovador do Portal Móvel tinha já sido anteriormente reconhecido por outros retalhistas internacionais, nomeadamente na África do Sul e na Irlanda, que escolheram esta solução, comercializada pela Tlantic, como ferramenta de apoio à gestão de loja.
Tlantic facturou 7,5 milhões de euros em 2009
O director da Tlantic, Manuel Picão, revelou que a empresa facturou perto de 7,5 milhões de euros em 2009. Um milhão foi o valor do volume de negócios realizado fora do grupo Sonae, dono da companhia, em mercados como o retalho e aluguer de automóveis.
De resto actividade da empresa reparte-se por projectos de mobilidade, automação de lojas, sites de e-commerce e integração de empresarial.
Benefícios nas operações
– Poupanças de papel;
– Diminuição de erros;
– Aumento de vendas;
– Redução de rupturas de produto;
– Aumento de produtividade;