Um estudo divulgado hoje vem dar força à noção de que a maioria dos 75 milhões de utilizadores registados do Twitter não dedica muito do seu tempo ao já famoso site de microblogging.
O estudo, realizado pela Barracuda Networks, um fabricante de soluções de segurança para e-mail e Web, conclui que apenas 21 por cento das pessoas registadas no Twitter o usam regularmente.
“Existem hoje 34 por cento de utilizadores que já não contribuem para o site desde que criaram uma conta”, afirma Paul Judge, CRO da Barracuda Networks. Mas, segundo este responsável, “embora isto possa parecer um número exorbitante de contas inactivas, a real percentagem de utilizadores inactivos está a baixar dos 37 por cento detectados em Junho de 2009”.
O estudo diz que 17 por cento dos utilizadores do Twitter não têm quaisquer seguidores, o que mesmo assim representa uma melhoria face aos 30 por cento detectados em Junho do ano passado, diz a Barracuda.
Outra conclusão da investigação é que 61 por cento dos utilizadores do Twitter têm, actualmente, menos de cinco seguidores, contra os 70 por cento de Junho de 2009. Ter mais que 10 seguidores parece ser uma missão difícil, já que cerca de 74% dos Twitterers não o têm. Mesmo assim, em Junho do ano passado, esta percentagem era de 80 por cento.
O estudo diz também que 51 por cento dos utilizadores do Twitter seguem menos de cinco pessoas, exactamente a mesma percentagem detectada em Junho, e 60 por cento seguem menos de 10 pessoas, contra os 66 por cento de Junho.
De acordo com os investigadores, a taxa de crescimento do Twitter atingiu o seu máximo em Abril de 2009, com 21,17 por cento, naquela que a Barracuda chama de “Era do Tapete Vermelho do Twitter” e que terá começado em Novembro de 2008, altura em que várias celebridades se juntaram ao site de microblogging.
A Barracuda diz que 27 dos 50 mais seguidos no Twitter, e 48 dos 100 mais seguidos, surgiram no site durante esse período de seis meses.
“Com a crescente visibilidade do Twitter, os milhões de fãs de muitas destas celebridades também acabaram por se juntar ao site, fazendo com que a sua taxa de crescimento disparasse dos 2,02 por cento em Novembro para os 21,17 por cento em Abril de 2009″, diz o relatório, acrescentando que “49 por cento das contas do Twitter foram criadas durante a chamada Era do Tapete Vermelho”.
A Barracuda informa que o seu estudo se baseou na análise a cerca de 19 milhões de contas do Twitter, à frequência e conteúdos dos tweets, às interacções entre utilizadores e ao nível de actividade global das contas.