Cebit 2010: Smartphones da Nokia com cliente Skype

A Skype e a Nokia anunciaram a disponibilidade no mercado mundial de um novo cliente Skype para o sistema operativo Symbian. O cliente, que inicialmente irá funcionar em cerca de 20 telefones do fabricante finlandês, pode ser descarregado online.

A Nokia e a Skype desenvolveram diferentes clientes para os telefones móveis com ecrãs tácteis, incluindo o Nokia N97 mini e o novo X6, e para aqueles com teclas, incluindo o modelo E72. Mas a funcionalidade não é semelhante em todos os clientes Skype.
Tendo em conta que o cliente utiliza uma ligação de dados móvel, a Skype recomenda a utilização de planos de dados ilimitados. As chamadas telefónicas utilizam entre 8K bps e 20K bps, esclarece Jean-Jacques Sahel, director da Skype.
A vai anunciar outras versões para smartphones Symbian de outros fabricantes, incluindo equipamentos da Sony Ericsson. O desenvolvimento de um cliente para o Android é uma das prioridades da empresa, segundo referiu Paul De Lara, mas ainda não existe data de lançamento.
O modo como os operadores encaram a Skype está a alterar-se para melhor, refere Jean-Jacques Sahel. O anuncio recente da parceria com a Verizon Wireless é uma prova deste bom relacionamento. Contudo, ainda existem operadores no Reino Unido, França, Espanha e Alemanha que proíbem os assinantes de utilizarem aplicações Skype ou cobram preços “discriminatórios”, refere. Mas Jean-Jacques Sahel está optimista de que estes operadores irão começar a tratar o tráfego Skype como outros dados.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado