Cebit 2010: Cisco desenvolve cliente VPN para PC e smartphones

A Cisco Systems vai disponibilizar no mercado mundial um cliente VPN vocacionado para ‘smartphones’ e computadores pessoais.

Esta solução destina-se a administradores de sistemas que queiram disponibilizar acesso seguro às suas redes de comunicações e repelir software malicioso. A solução AnyConnect Secure Mobility Solution da Cisco foi anunciada no decorrer da Cebit 2010. Faz parte da iniciativa “redes sem fronteiras “, destinada a disponibilizar melhor desempenho e segurança a trabalhadores corporativos em viagem.
Apesar de outros fabricantes disponibilizarem software de segurança ‘end-point’, não possuem o componente VPN (Virtual Private Network), refere Horacio Zambrano, gestor de produto da Cisco Systems.
A Cisco afirma que o software é superior porque assim que é instalado, mantem uma ligação VPN com a rede corporativa e os utilizadores não necessitam de efectuar uma ligação manual.
A solução AnyConnect detecta automaticamente a localização do utilizador e obriga que determinadas politicas definidas para esse tipo de ligação sejam seguidas. Por exemplo, se o utilizador se encontra na India ou na China, um administrador pode implementar medidas de segurança mais fortes, sublinha Axel Foery, responsável pela arquitectura “redes sem fronteiras” da Cisco Systems.
Os administradores possuem um controlo granular sobre as aplicações. Por exemplo, os utilizadores podem ser autorizados a enviar anexos através de programas de mensagens instantâneas se estiverem localizados em certos locais, mas podem ser impedidos de enviar anexos de outros locais.
A Cisco Systems argumenta que a solução permite um maior controlo sobre aplicações de software-as-a-service (SaaS), como a Salesforce.com.
A solução AnyConnect irá funcionar na maioria das plataformas móveis, incluindo Windows, Blackberry, Palm, Symbian e iPhone até final do ano, refere  Zambrano. A solução vai estar ainda disponível para computadores pessoais com os sistemas operativos Linux, Windows e Mac.
Para instalar o cliente num ‘smartphone’, os administradores enviam aos utilizadores uma mensagem de correio electrónico com um para a aplicação AnyConnect. Assim que os utilizadores se autenticarem, a aplicação inicia uma ligação encriptada.
A Cisco vai integrar o software AnyConnect nos seus equipamentos de segurança Web e firewalls. Em Outubro do ano passado, a Cisco Systems adquiriu a ScanSafe, um fabricante especializado em filtragem Web. Em 2007, a Cisco Systems tinha adquirido a IronPort, que fabrica equipamentos de segurança Web. Tecnologias destes fabricantes foram incluídas na solução AnyConnect. Enquanto que a tecnologia ScanSafe pode impedir os utilizadores de aceder a sites Web maliciosos, prevenindo a infecção das redes corporativas. A rede mundial de sensores da IronPort é utilizada para reunir informação sobre ameaças de segurança emergentes na Web.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado