ZON Multimédia selecciona Alcatel-Lucent para a implementação de rede de fibra óptica

A Alcatel-Lucent anunciou que foi seleccionada pela ZON Multimédia para fornecer os equipamentos activos necessários à implementação de uma rede GPON que vai suportar a disponibilização de uma vasta gama de serviços de banda larga de próxima geração.

Entre os serviços possibilitados por esta nova infra-estrutura podem destacar-se serviços avançados de televisão digital de alta definição, VoIP e vídeo-on-demand (VoD). A ZON Multimédia vai tirar partido da plataforma GPON da Alcatel-Lucent para novas áreas de expansão e no desenvolvimento de uma rede em que as tecnologias  HFC/FTTH coexistem. A ZON Multimédia apoiar-se-á também na experiência da Alcatel-Lucent em serviços profissionais – incluindo a instalação, a integração OSS, serviços de comissionamento e manutenção.
“Tendo mais do que 1,5 milhões de clientes, a ZON é o maior operador de Televisão paga em Portugal. Enquanto líder, queremos continuar a disponibilizar aos utilizadores finais as melhores soluções do mercado,” disse Paulo Ribeiro, Administrador da ZON TVCabo. “Temos uma rede muito competitiva e que nos permite disponibilizar, com sucesso, serviços que necessitam de muita largura de banda, tais como televisão de alta definição (HDTV) e Internet de alta velocidade. Por isso, decidimos explorar formas paralelas de levar o melhor das aplicações multimédia aos nossos clientes. A solução de GPON da Alcatel-Lucent e a sua experiência em implementar redes de fibra vai ajudar-nos a expandir as ofertas de produtos e serviços aos nossos clientes. Esta opção tecnológica de investir em FTTH para zonas geográficas em que ainda não temos cobertura, já fazia parte dos nossos planos de expansão geográfica e estava contemplado no plano de investimento. É nossa expectativa manter o ritmo anual de expansão da rede em cerca de 50 a 100 mil casas passadas para os próximos anos,” acrescentou.
“Apoiar um grande operador de cabo como a ZON Multimédia a introduzir o GPON na sua rede, destaca a capacidade única da Alcatel-Lucent de propor soluções inovadoras que respondam às necessidades específicas de cada cliente. A Alcatel-Lucent está activamente empenhada em ajudar os operadores de cabo a transformar as suas redes de acesso numa plataforma a custos controlados, orientada para serviços ao cliente”, disse António Beato Teixeira, Presidente do Conselho de Administração da Alcatel-Lucent Portugal.
A Alcatel-Lucent vai implementar a plataforma de GPON 7342 Intelligent Services Access Manager Fiber-to-the-User (ISAM FTTU) que integra redes de voz e vídeo RF. A Alcatel-Lucent também está a fornecer o 5520 Access Management System (AMS), bem como uma gama de terminais de rede óptica (ONT) para instalar em casa dos clientes, e vai disponibilizar à ZON Multimédia a sua experiência global de serviços profissionais.
A Alcatel-Lucent está actualmente envolvida em mais de 95 projectos de FTTH no mundo inteiro, mais de 80 dos quais com GPON.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado