Receitas da EMC crescem 8% no território nacional

A EMC Portugal encerrou o exercício fiscal do ano passado com vendas de 20,6 milhões de euros (28 milhões de dólares), o que corresponde a um crescimento de 8% relativamente às receitas do ano anterior – 19 milhões de euros.

Isabel Reis, directora-geral da EMC Portugal referiu que a empresa registou um “crescimento sustentado, apesar da crise que se fez sentir no território nacional”.
Assim, e segundo dados disponibilizados por Isabel Reis, enquanto que as vendas de produtos registaram um crescimento de 6%, as vendas de serviços profissionais cresceram 7% relativamente ao ano anterior. Por outro lado, as receitas provenientes da área de Content Management, uma das principais apostas estratégicas da EMC no ano passado, registou um crescimento de 27% relativamente ao ano anterior. Situação idêntica à da área de serviços de manutenção que registou um crescimento de 17%. Por último, e contrariamente ao que sucedeu nas restantes áreas de actuação da empresa no território nacional, as receitas provenientes da área de segurança registaram uma diminuição de 17% relativamente a igual período do ano anterior. Na opinião de Isabel Reis, tal ficou a dever-se à “ausência de foco nesta área”.
A responsável pelas operações da EMC no território nacional sublinhou ainda a importância do reforço da sua posição nalguns sectores de actividade e aquisição de novos clientes”. Com efeito, Isabel Reis destacou que, contrariamente ao que sucedeu no passado, a empresa está menos dependente de alguns sectores de actividade. Assim, o sector das ‘utilities’ é o sector com maior importância nas receitas da empresa (24%), seguindo-se a indústria (23%) e o sector público (22%). Com menor peso na operação estão os sectores da banca (17%) e das telecomunicações (13%). Para tal terá contribuído a implementação de novos projectos em novos clientes, dos quais se podem destacar nomes como as Águas do Noroeste, BanifServ, Ferbritas, Ensul Meci, Câmara Municipal de Beja, Banco Itáu, ACSS, Sonae Distribuição, Grupo Leya, Grupo Lena, REN e Yazaki Saltano.

Aumentar o negócio através dos parceiros de negócio
Aumentar o negócio através dos parceiros é uma das prioridades definidas por Isabel Reis para este ano. Para alcançar este objectivo, a responsável pelas actividades da EMC no território nacional procedeu à “reformulação do modelo de negócio da empresa”, conferindo uma maior importância ao negócio realizado através dos parceiros de negócio no território nacional. Com esta estratégia de abordagem ao mercado, Isabel Reis acredita ser possível “obter uma maior cobertura do mercado nacional, em particular das pequenas e médias empresas. Para tal, a empresa conta com mais 35 parceiros incluídos na estrutura de distribuição no decorrer do ano passado. Isabel Reis refere que esta nova abordagem reflecte o “reconhecimento da importância dos parceiros no desenvolvimento do negócio”.
Para lá desta nova orientação comercial, a estratégia da EMC irá privilegiar o desenvolvimento de ofertas “coincidentes com as necessidades das organizações empresariais”, em particular aquelas que dizem respeito à “optimização dos recursos existentes”.
Neste contexto, a responsável da EMC Portugal acredita ser possível manter um crescimento semelhante ao registado no ano passado. Para tal, a estratégia contempla o crescimento das unidades de negócio “horizontais”, como seja a oferta de Content Management e Ionix, a nova infra-estrutura de gestão da infra-estrutura de tecnologias de informação – virtual ou física – das organizações empresariais, refere a responsável da EMC.




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