A HP deixou de ser revendedor certificado e parceiro de serviços da Cisco, embora esta tencione honrar outros contratos existentes relacionados com a prestação de serviços.
A Cisco anunciou que não vai renovar o seu contrato de integrador de sistemas com a HP. Isso quer dizer que a HP deixa de ser uma revendedor certificado ou parceiro de serviço do fabricante liderado por John Chambers depois de 30 de Abril
Keith Goodwin, o vice presidente senior da Cisco para a Cisco’s Worldwide Partner Organization, disse que a paisagem das TI está em mutação, e o papel em evolução da rede e a concorrência da empresa na área dos fabricantes de sistemas significa que vai deixar de poder partilhar benefícios de parceiros com a HP.
“Estamos a tomar estas medidas para nos tornarmos mais transparentes, tanto para parceiros como para clientes. Vamos concorrer com a HP na obtenção de futuro negócios”, diz Goodwin.
A HP anunciou que vai alargar um contrato de revenda de switches de armazenamento com a QLogic, uma área de produto normalmente coberta pela Cisco.
A Cisco, por outro lado, começou a concorrer com os fabricantes de sistemas como a HP, vendendo o seu próprio servidor blade.
Durante uma conferência transmitida pela Web, Goodwin considerou que a empresa já não está alinhada com a “visão centrada na rede”. Perto de 80% do negócio da Cisco é realizado através do canal de parceiros de revenda, e perto de 12 mil são parceiros certificados – isso significa que os seus produtos são pré-testados para funcionar com equipamento da Cisco.
“Estamos continuamente a avaliar as relações com os nossos parceiros. À medida que o papel da rede continua a crescer, está a criar novas oportunidades para a Cisco e os nossos parceiros, mas também está a mudar a dinâmica da indústria,” disse. “Ao longo dos últimos anos, a relação com a HP evoluiu de uma parceria, para uma relação com uma empresa cuja visão entra em conflito com a nossa, na forma como dá valor aos nossos clientes”.
Devido à sua relação mais adversa com a HP, a Cisco, segundo Goodwin, considera ter deixado de estar confortável em partilhar informação proprietária, como roteiros de desenvolvimento e iniciativas para revendedores.
“Nós já falámos com a HP para iniciar negociações tendo em vista a discussão sobre um novo acordo que assegure a continuidade de negócio para os clientes existente, e reflicta o estado actual da nossa relação”, disse.
A Cisco vai continuar a honrar os seus contratos de assistência ao cliente com a HP até terminar o contrato. Além disso, Goodwin revelou que a empresa vai continuar a trabalhar com a HP, “onde os clientes sintam que faz sentido”.