IBM lança processador Power7 de oito núcleos

A IBM acaba de lançar um novo processador Power7, que inclui mais núcleos e melhora as capacidades multitarefa face aos seus predecessores, aumentando o rendimento dos servidores com elevadas exigências de disponibilidade.

O novo chip Power7 da IBM inclui oito núcleos, cada um dos quais capaz de suportar quatro tarefas, de acordo com o fabricante. Desta forma, um só processador consegue correr 32 tarefas em simultâneo, quadruplicando os núcleos do seu predecessor, o Power6. Além disso, o Power7 corre até oito vezes mais tarefas que os núcleos Power6.
Por outro lado, inclui a tecnologia TurboCore, que permite aos clientes acelerar a velocidade dos núcleos activos para conseguirem melhorias no rendimento e coloca a memória e a largura de banda associadas aos quatro núcleos à disposição de quatro deles para elevar o seu rendimento individual.
O chips Power7 correm a velocidades entre 3.0GHz e 4.14GHz, segundo Ross Mauri, director-geral da unidade Power Systems da IBM, na conferência de lançamento dos novos produtos. Os chips serão disponibilizados com quatro, seis ou oito núcleos.
Os processadores estão a ser feitos recorrendo à tecnologia de processamento de 45-nm, tendo a companhia feito melhoramentos ao nível da memória dos chips que permitirá executar tarefas mais rapidamente.
Os sistemas Power7 conseguem duplicar a performance dos Power6, mas são quatro vezes mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia, segundo Mauri. Os sistemas executarão vários sistemas operativos, incluindo AIX e as versões empresariais do Linux disponibilizadas pela Red Hat e Suse.
O novo chip conta igualmente com tecnologia TurboCore, que permite aos clientes aumentar a velocidade real dos núcleos activos e obter ganhos de performance.
A IBM, além dos chips Power 7, anunciou também o lançamento de quatro servidores baseados nos novos processadores. O IBM Power 780 e Power 770 são servidores topo de gama baseados em designs modulares equipados com um máximo de 64 núcleos Power7. O IBM Power 755 irá, por seu turno suportar até 32 núcleos Power7. Outro servidor igualmente lançado foi também o 750 Express.
O Power 750 Express e o 755 estarão disponíveis no mercado a partir do próximo dia 19 de Fevereiro, enquanto o Power 770 e o 780 só serão disponibilizados a 16 de Março.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado