O objectivo principal de uma aplicação de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning) é integrar as várias funções de gestão da empresa.
Estas funções estão agrupadas em três domínios: Financial Management (FM), Supply Chain Management (SCM) e Customer Relationship Management (CRM).
As funções destes domínios são integradas numa tecnologia cliente/servidor, onde vários tipos de utilizadores podem realizar os processos de acordo com o tipo de responsabilidade dentro da empresa desde qualquer lugar.
Os processos de gestão da empresa seguem então os fluxos de trabalho de acordo com a configuração da aplicação. De uma forma proactiva o sistema emite alertas e notificações para a tomada de decisões em tempo real.
Estes fluxos de trabalho assentam em requisitos legais e boas práticas, sendo as linhas orientadoras dos objectivos da empresa, gerindo assim o fluxo informação, materiais, operações, pessoas e valor.
Sendo actividade diária do gestor a compreensão do desempenho, esta informação provém de várias fontes contando diversas perspectivas da realidade da empresa. O departamento financeiro tem os seus próprios números matemáticos, as vendas, suas estatísticas, a produção, sua engenharia e assim todas as unidades de negócio têm a sua própria versão de quanto contribuem para a performance da empresa. O ERP cria assim uma versão imparcial da verdade assente numa base de dados comum a todas as funções da empresa.
De acordo com um estudo realizado em 2008*, os gestores portugueses identificam os seguintes pontos como principais vantagens na utilização do ERP:
A integração dos dados financeiros
Contabilidade Geral – manutenção de um plano de contas actualizado ao dia
Recebimentos – rastreio dos pagamentos efectuados e por efectuar dos clientes
Pagamentos – planeamento dos pagamentos a fornecedores
Imobilizado – gestão das amortizações e outros custos associados.
Gestão Tesouraria – monitorização e analisa os fluxos monetários, acordos financeiros e riscos de investimento
Controlo de Custos – análise dos custos matérias-primas, mão-de-obra, armazenarem e custos gerais.
A estandardização da Supply Chain, incluindo os processos de fabricação
Planeamento da Produção – geração de planos de produção semanais com programação diária
Gestão de Stocks – controlo dos níveis de inventário, números lote/série, datas validade/garantias.
Gestão do processo de encomendas – automatização da inserção dos dados específicos de clientes.
Gestão de Armazéns – Manutenção dos registos da movimentação realizados no interior das localizações.
Distribuição e Entrega – organização e plano de rotas de distribuição por vários critérios e meios de transporte.
Gestão da Capacidade Instalada – optimização das cargas por máquina/homem
O relacionamento e satisfação dos clientes
Vendas e Marketing – análise de vendas e campanhas orientadas por segmentos
Serviço Pós venda – gestão dos serviços acordados e dos níveis de serviço
O ERP é utilizado como ferramenta de gestão e colaboração, geralmente optimizados pela interface baseada em sistemas operativos standards, onde a familiarização com outros produtos de produtividade tais como folhas de cálculo, correio electrónico, etc, faz com que a experiencia diária seja consistente e intuitiva.
A integração harmoniosa com outras tecnologias tais como Gestão de Processos de Negócios (Business Process Management) e Portais Web torna mais fácil a partilha e troca de informações das diversas funções de gestão, quer internamente quer externamente com os parceiros comercias numa óptica de gestão ebusiness.
O acesso aos dados em tempo real permite aos gestores trabalhar com ferramentas analíticas de avaliação de desempenho pela geração de relatórios, análises OLAP (On-line Analytical Processing), KPI (Key Performance Indicators) e de uma forma gráfica.
Esta arquitectura permite a realização de balance scorecards passíveis de ser executados desde qualquer parte do mundo.
*estudo Mestrado Gestão – Lean ERP – Pedro Ruivo, UNL 2008
Parabéns pelo artigo
Está muito bom
Os ERP vieram reforçar a eficacia dos Recursos humanos, suportando as diferentes faces da gestão, tornado-a mais completa e eficaz.
Hoje em dia é possivel fazer uma leitura completa de processos, recolha de dados para planeamento,gerir clientes e carteira de negócios, seguir bases de conduta legal e etica, serir recursos fisicos ou não, através dum ERP.
É importante disponibilizar o maximo de informação sobre este tema, para reforçar os seus beneficios no mercado actual!
Muitos parabéns pelo artigo, caro Pedro.
Este artigo ilustra da melhor maneira os cérebros que temos em Portugal, sem os quais a nossa gestão empresarial não pode passar.
O ERP ajuda a facilitar toda a integração pessoal e monetária, tendo a facilidade de ser altamente programável e personalizada caso a caso.
Continuação de um excelente trabalho.
Pedro,
Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo artigo, está realmente muito bom.
A utilização dos sistemas ERP por parte das empresas é algo que já não é sequer questionado nos dias que correm. E as vantagens que daí advêm são claras.
A integração do ERP com o CRM é para mim algo que também não deve ser descurado (hoje em dia ainda o é, em muitas situações). O CRM, dentro da mesma plataforma tecnológica (como o caso do Dynamics NAV) ou em complemento e integrado com esta (como por exemplo o Dynamics CRM integrado com o ERP), deve também ser visto como um meio de centralização de informação sobre clientes, de modo a poder ter em todos os momentos do tempo uma visão 360º dos mesmos. Essa centralização permitirá uma melhor colaboração e partilha de informação dentro da organização com vantagens claras para todas as partes envolvidas no contacto com os clientes.
Aliando estes pontos e uma interface user-friendly e a uma integração quase total com as suites de produtividade que todos conhemos e usamos no dia-a-dia, estaremos na presença de uma ferramenta capaz de alavancar os níveis de serviço ao cliente para níveis mais elevados e que terão certamente impacto em vários indicadores como a satisfação e retenção de clientes.
Last but not least, a componente de reporting e a facilidade com que os mesmos podem ser retirados e efectuados são também uma mais valia importante.
Continuação de bom trabalho.
Um abraço,
André
Já há muito que não lia uma explicação simplicficada, que faz justiça ao “in a nutshell” sobre ERP.
Excelente!
Pedro,
Para quem, como eu, trabalha e está inserido num contexto de concepção e desenvolvimento de software de gestão, esta é a melhor exposição que já vi sobre o tema e sobre onde devem ser colocados os focos da gestão para uma decisão consciente.
Parabéns pelo artigo.
Está muito bom…
Realmente um excelente resumo do que é, e o que faz um ERP.
É interessante verificar que continua a depender de bons processos e de boas prácticas empresariais para que funcione de acordo com o esperado e tanto mais interessante quando associada a ferramentas de colaboração e gestão documental.
Sem duvida uma ferramenta fundamental para a gestão eficaz de qualquer empresa.
Este artigo deveria ser lido pelos gestores de algumas empresas. Há muita confusão por este pais fora e depois dizem que não funcionam porque não sabem usar nem para que servem
Trabalho na área da consultadoria de gestão há mais de uma década e de facto é um dos melhores artigos que alguma vez li sobre o que é um ERP. Tem a perspectiva certa do que é a tecnologia ao serviço da gestão. Muitos parabéns pelo artigo.
Meu caro Pedro:
És uma caixinha de surpresa,para quem não te conhece, não para mim que te vejo sempre a superar-te mas também a surpreender-me
Parabens pelo documento.
Continua porque o céu é o limite e tens todo o caminho livre para poderes percorrer.
Um grande abraço de ST Moritz que continua sempre encantador e para a semana aí estarei por mais uns dias e preparar-me para a descoberta da Tailândia
Pedro,
Muitos parabéns pelo artigo! Para quem trabalha diariamente com um ERP indo ao detalhe de cada funcionalidade, é refrescante olhar para esta descrição e ver para o que estamos realmente a trabalhar. Talvez devesses guardar este artigo para utilizar como uma introdução para aqueles que começam a trabalhar nesta área. Um ERP é mais do que um conjunto de “next button´s”, bem configurado e utilizado ajuda uma Organização a atingir os seus objectivos de crescimento e desenvolvimento. Muito Bom o texto!
Obrigado pelo artigo. ajudou.me muito no meu projeto .