Lotus mostra roteiro para suite de produtividade gratuita

A IBM/Lotus vai disponibilizar a próxima versão da sua suite de produtividade gratuita Symphony, com nome-código Viena, durante o mês de Junho. Em Março de 2011 serão apresentadas outras duas versões.

A versão beta do Vienna será disponibilizada na próxima conferência Lotusphere. Durante os próximos 12 meses a IBM/Lotus deverá lançar mais duas versões, cujo nome-código é Amesterdam e Berlin.
A versão Vienna deverá mover a suite para uma base de código OpenOffice.org 3.x e deverá incluir suporte para o Open Document Format 1.2, suporte para objectos OLE  e macros VBA, e além disso plug-ins assinados. A Lotus também vai providenciar um instalador de aplicações adicionais para o Notes e deverá melhorar as funcionalidades de importação no Symphony para o Office 2007, acrescentar novas capacidades nas tabelas, a disponibilização de objectos gráficos, e API Java e LotusScript mais ricas. O Vienna manterá o suporte ao formato .docx o qual era o coração do processo contra a Microsoft por violação de patentes relativas ao i4i.
O Vienna deverá chamar-se oficialmente Symphony 2.0 quando for lançado no mercado, e deverá apresentar tabelas alojadas e ecrãs com suporte para ver múltiplas páginas na aplicação Documents, um aumento para 1,024 no número máximo de colunas permitido para o programa Spreadsheet, e o suporte para múltiplosd monitores na aplicação Presentation, para apresentações.
Em Setembro a Lotus tenciona fazer uma actualização ao Vienna, possibilitando novas funcionalidades. Serão afinadas as macros VBA e o suporte ao Office 2007 e incluirá filtros para o formato de ficheiros HTML.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado