Nove grandes aplicações móveis. Qual vai triunfar?

O Consumer Electronics Show tem a reputação de permitir aos seus visitantes entrarem em contacto com novos produtos de hardware, desde televisores 3D até novos portáteis inovadores ou novos ‘smartphones’.

Mas tal não significa que o software esteja excluído do evento, na medida em que a edição deste ano incluiu o primeiro Mobile Apps Showdown que possibilitou que nove fabricantes apresentassem as suas aplicações móveis antes que a audiência votasse o seu trabalho. Neste artigo apresentamos as nove aplicações presentes na Mobile Apps Showdown, analisando as suas funcionalidades, preços e plataformas em que vão estar disponíveis.

img_011210-ces-apps-2Shazam

Função: Identificador musical
Fabricante: Shazam Entertainment
Sistemas operativos: iPhone, BlackBerry, Android, Nokia
Preço: Grátis na versão básica, mas as versões mais avançadas irão ter um preço de comercialização.
Descrição: A aplicação Shazam mistura a tecnologia com software de identificação musical para auxiliar os utilizadores a encontrar informação sobre músicas através do telefone móvel. Funciona deste modo: os utilizadores colocam uma etiqueta numa determinada canção de um artista e reencaminham para a base de dados online do Shazam. A partir daqui, a canção com etiqueta pode ser referenciada por outros utilizadores. Deste modo, quando um utilizador ouve uma canção, o utilizador pode utilizar o telefone móvel para ouvi-la e enviá-la para a base de dados Shazam. A partir daqui, a base de dados efectua referências cruzadas com todas as canções com etiquetas e envia informação para o utilizador.

img_011210-ces-apps-3DateCheck

Função: Avaliador de encontros românticos
Fabricante: Intelius
Sistemas operativos: iPhone, Android. BlackBerry coming soon.
Preço: Inicialmente grátis, mas executar serviços but running background check services pode custar até 40 dólares.
Descrição: Basicamente, a aplicação permite avaliar potenciais encontros em qualquer local em que possuam presença na Web. Por exemplo, se possui o endereço de correio electrónico ou número de telefone e se estiver ligado às contas do Facebook e do Twitter pode verificar se são quem dizem que são ou descobrir se tem alguns interesses frágeis. O slogan que a empresa está a utilizar para a aplicação é o seguinte: “Certifique-se antes de ligar”.

img_011210-ces-apps-4Telenav GPS Navigator

Função: Ferramenta GPS de utilização generalizada
Fabricante: Telenav.
Sistemas operativos: iPhone, BlackBerry, Android, Palm, Windows Mobile
Preço: 9.99 dólares por mês
Descrição: Aquilo que faz esta aplicação ser mais ‘cool’ do que outras aplicações de navegação é a possibilidade de antecipar que se vai enganar. Por outras palavras, se falhar a mudança de direcção prevista, a aplicação avalia a nova realidade e ajusta a direcção de forma a colocá-lo no caminho adequado. A aplicação pode ainda aperceber-se de quando se aproxima das mudanças de direcção e anuncia-as antes de se aproximar. E, finalmente, A aplicação inclui mapas 2D e 3D para auxiliar a obter um melhor sentido de orientação.

img_011210-ces-apps-5SPB Mobile Shell

Função: Interface móvel
Fabricante: SPB Software
Sistemas operativos: Windows Mobile
Preço: 29.95 dólares
Descrição: Gosta do seu equipamento Windows Mobile mas está descontente com a sua interface? Bem, a SPB Mobile Shell está aqui para o ajudar com uma tecnologia que adiciona algumas funcionalidades à interface com o utilizador do Windows Mobile, incluindo um “motor flexível para animação 3D, integração com o Facebook, widgets e múltiplas inovações na usabilidade.” A aplicação possui ainda uma funcionalidade que auxilia os utilizadores a configurarem os seus ecrãs do telefone.

img_011210-ces-apps-6Aha

Função: Navegação P2P
Fabricante: Aha Mobile
Sistemas operativos: iPhone
Preço: Grátis
Descrição: Esta aplicação não está relacionada com a banda responsável pelo sucesso da canção “Take On Me.” É uma aplicação de navegação que possibilita aos utilizadores enviar actualizações uns para os outros em tempo real. A chave é a de que os utilizadores não necessitam de introduzir texto no telefone ou mesmo olhar para os mapas. Em vez disso, grava uma chamada de voz daquilo que se está a passar em tempo real e enviá-lo para o canal de tráfego da Aha. Esta é uma vasta melhoria relativamente às aplicações centradas nos carros, que parecem implorar aos seus utilizadores que tenham acidentes sérios.

E os vencedores são:

img_011210-ces-apps-7Gwabbit

Função: Gestor de contactos
Fabricante: gwabbit LLC
Sistemas operativos: BlackBerry
Preço: 9.99 dólares por ano, com oferta de 14 dias para teste.
Descrição: Esta é uma excelente aplicação para os equipamentos BlackBerry que agarra em todas as mensagens de correio electrónico recebido no seu Blackberry e automaticamente cria um perfil de contacto que é armazenado na conta de Outlook. Por outras palavras, não é necessário copiar e colar endereços de correio electrónico ou números de telefone na sua lista de contactos. Esta aplicação não vai alterar o seu mundo, mas vaio permitir a redução do tempo dispendido nestas actividades.

img_011210-ces-apps-8Truphone

Função: Aplicação VoIP
Fabricante:  Software Cellular Network.
Sistemas operativos: iPhone, iTouch
Preço: 7.49 dólares
Descrição: A Truphone é uma aplicação população popular que permite a realização de chamadas telefónicas através da utilização das funcionalidades Wi-Fi incluídas no iTouch. No entanto, necessita de ter auscultadores e microfone ligados ao iTouch se quiser ter a capacidade de conversar para o equipamento.

img_011210-ces-apps-9Geodelic

Função: Comércio baseado em localização
Fabricante: Geodelic Systems, Inc.
Sistemas operativos: iPhone, Android
Preço: Grátis
Descrição: A Geodelic é uma aplicação baseada na tecnologia GPS que permite aos utilizadores realizarem buscas a empresas localizadas na área em que se encontram. Deste modo, se um utilizador está à procura de o balcão bancário mais próximo ou de umcafé num área que não lhe é familiar, pode efectuar uma busca no Geodelic e obter uma série de resultados desenhados para aquela área. À semelhança da maioria destas aplicações, a Geodelic é questionável de um ponto de vista da privacidade, na medida em que possui “um motor de relevância que analisa o comportamento do utilizador, permitindo aos marketers alcançar os clientes directamente e eficientemente no ponto de venda”. Por outras palavras, não é adequada a pessoas que não lhes agrada a ideia de que os marketers sigam os seus passos.

img_011210-ces-apps-10Clixtr

Função: Partilha de fotografias baseada na localização
Fabricante: Clixtr
Sistemas operativos:  iPhone
Preço: Grátis
Descrição: Outra aplicação baseada em localização geográfica! Esta integra a sua câmara fotográfica com a tecnologia GPS para criar uma espécie de Flickr baseado em localização geográfica. Assim que carrega as suas fotografias, elas são armazenadas na base de dados da Clixtr classificadas segundo a localização e integradas com outras fotos que foram tiradas nas vizinhanças. Se estiver à procura de fotografias em tempo real, por exemplo, de um jogo de futebol, pode efectuar uma busca no Clixtr e obter imagens em tempo real tiradas por diferentes utilizadores.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado