Aumentam as expectativas face aos investimentos em TI

A Accenture, em colaboração com a Economist Intelligence Unit, acaba de dar a conhecer os resultados de um estudo que assegura que as empresas dão cada vez mais importância às TIC como factor crucial de impulso ao seu negocio.

Com efeito, de acordo com este estudo, aumentam as expectativas de investimento em tecnologias da informação durante 2010, tanto na Europa como nos Estados Unidos, com 72 por cento das empresas inquiridas a dar mais valor ao papel que as TIC representam na sua actividade.
Mais concretamente, 47 por cento das companhias estudadas deverá aumentar o seu nível de investimento em tecnologia de forma selectiva, enquanto 10 por cento o planeiam fazer de uma forma mais generalizada.
Não obstante, e apesar desta declaração de intenções, as empresas também pretendem vigiar de perto a rentabilidade gerada e o retorno do investimento das tecnologias adquiridas. De facto, tanto as empresas europeias como as norte-americanas afirmam que no momento de decidirem pela adopção de determinada tecnologia ainda dão primazia a factores como a redução de custos e as iniciativas de controlo da despesa. Neste sentido, garantir a verdadeira relevância para o negócio dos requisitos dos projectos, modificar ou aumentar a eficiência dos sistemas actuais ou migrar para plataformas abertas foram as medidas mais assinaladas pelos inquiridos como sendo as mais eficientes na redução de custos.
De acordo com o estudo, as áreas onde mais investimentos se vão realizar são a virtualização e a consolidação de servidores (com 44 por cento), os projectos de e-business (32 por cento) e a arquitectura orientada aos serviços (SOA) com 31 por cento. Seguem-se-lhes os indicadores de rendimento da tecnologia e uma maior clareza na definição de riscos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado