Utilização de BI open source vai duplicar anualmente

A adopção de software de Business Intelligence (BI) em open source será duplicada todos os anos, graças ao facto de estes produtos serem já considerados pelas empresas como “suficientemente bons” para aplicações rotineiras, afirma o Gartner.

Na opinião de Andreas Bittener, analista da consultora, os fabricantes deste tipo de software ainda oferecem hoje tecnologia de BI superior à dos produtos de código aberto, mas estes estão cada vez mais a tornar-se uma alternativa capaz e adequada aos requisitos de Business Intelligence da generalidade das empresas.
Este analista cita no seu relatório os fabricantes de BI de open source Actuate, Jaspersoft, Jedox, Pentaho e SpagoWorld, alertando que, embora o software destes fabricantes possa ser descarregado da Internet de forma gratuita, o custo da sua implementação em grande escala pode chegar ao milhão de dólares, devido ao esforço de desenvolvimento e intervenção de mão-de-obra especializada que requerem.
Seja como for, Bittener aconselha os CIO a, antes de se decidirem por uma implementação deste tipo, analisarem bem a oferta de talentos local para se assegurarem que existem profissionais com conhecimentos suficientes em ferramentas de BI open source à sua disposição. De outro modo, a ausência de mão-de-obra com a adequada formação poderá causar atrasos nos projectos e aumentar o seu custo final.
Por outro lado, o analista do Gartner afirma que os fabricantes de software proprietário estão a apostar cada vez mais na oferta de versões de entrada de gama gratuitas, com o objectivo de captar novos potenciais clientes dos seus produtos comerciais.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado