John Chambers, presidente da Cisco Systems, procedeu à demonstração, no decorrer do Consumer Electronics Expo (CES), do modo como a tecnologia de telepresença pode ser incluída num produto de consumo destinado ao mercado doméstico.
O sistema de telepresença apresentado por John Chambers incluía uma ‘set-top box’, controlo remoto, câmara de alta definição e microfone. O sistema foi desenhado para funcionar com os actuais modelos de televisão de alta definição, coma câmara instalada na parte superior do ecra.
“Adoro tudo aquilo que funciona com redes de comunicação, mas é a experiência que o torna único”, sublinhou John Chambers.
Para demonstrar como a tecnologia funciona, John Chambers realizou uma vídeo-chamada para a esposa, Elaine, elogiando-a pelo vestido púrpura que vestia para a demonstração. Mas a Cisco acredita que o sistema pode ser utilizado para mais tarefas do que as comunicações.
Cuidados de saúde é outra das aplicações possíveis do sistema. John Chambers demonstrou como o sistema de tele-presença pode ser ligado a equipamentos médicos, como um medidor de glicose que monitoriza os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Estes dados podem ser partilhados com um médico que interage com o utilizador através de uma ligação de vídeo de alta definição.
A Cisco acredita ainda que este sistema poderá permitir a criação de ‘marketplaces’ de serviços, permitindo aos utilizadores ligar-se a formadores, conselheiros financeiros ou instrutores de ioga.
A Cisco prometeu o lançamento de uma versão do sistema TelePresence há alguns anos. Em 2007, a Cisco Systems referiu que uma versão do sistema de consumo do TelePresence estaria disponível num espaço detrês anos e teria um preço de mil dólares.
A Cisco Systems não disponibilizou detalhes sobre os planos de lançar o sistema TelePresence no mercado doméstico ou sobre o preço do produto quando este for lançado. MAS a empresa está próxima da comercialização desta tecnologia. Nos próximos meses, a Cisco Systems irá iniciar testes da tecnologia TelePresence para o mercado doméstico com dois operadores, a Verizon nos Estados Unidos da América e a France Telecom – presumivelmente um dos últimos passos antes do lançamento comercial do produto.
A Cisco Systems não é a única empresa a acreditar na procura de aplicações de vídeo-conferência de alta definição através da televisão. A Skype anunciou que os utilizadores do seu software poderão realizar chamadas video de alta definição, desde que possuam o equipamento adequado.