Investimento em TIC no Brasil vai crescer 6,1%

O investimento em tecnologias de informação e comunicações (TIC) no território brasileiro vai recuperar em 2010. Segundo os dados disponibilizados pelo European Information Technology Observatory (EITO), a despesa com estas tecnologias deverá ultrapa

brasil-mapaSegundo os dados disponibilizados pelo EITO, enquanto que o investimento em tecnologias de informação deverá ascender a 22,8 mil milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 4,5%, a despesa com telecomunicações deverá ultrapassar 56,4 mil milhões de euros, o que corresponde um crescimento de 6,8% relativamente ao ano passado.
Os dados disponibilizados pelo EITO permitem-nos ainda identificar que a despesa com serviços de TI é o segmento com maior crescimento no território brasileiro. Com efeito, o valor deste segmento de mercado deverá ultrapassar 11,3 mil milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 6% relativamente ao ano anterior. Por outro lado, enquanto que a despesa com equipamento de TI deverá ser ligeiramente superior a sete mil milhões de euros, o que equivale a um crescimento de somente 2,2%, o investimento em software deverá ultrapassar 4,4 mil milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 4,4%.

Economias BRIC com crescimento superior
Os dados divulgados pelo EITO evidenciam ainda que as economias BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) deverão registar em conjunto uma taxa de crescimento superior a 8,2% (recorde-se que as estimativas dos principais analistas para as economias ocidentais não ultrapassam 3%). Assim, a Índia deverá liderar o crescimento nesta região com uma previsão de 13,9%, seguida da economia chinesa com uma previsão de 7,9% e da Rússia (6,5%).



  1. Aqui v ai uma achega ao mercado do Brasil.
    Abraço
    M.Cerqueira

Deixe um comentário

O seu email não será publicado