Goggles procura por imagens

A Google anunciou novidades a adicionar à sua família de aplicações de pesquisa: a Goggles é uma nova aplicação de busca visual para dispositivos Android que permite pesquisar com uma fotografia em vez de palavras.

binoculos

A Google Goggles funciona através da tentativa de identificar equivalências entre partes de uma fotografia e a base de dados de imagens, da Google. Quando o equivalente é encontrado, são disponibilizados termos de pesquisa relevantes para a imagem equiparada. O Goggles reconhece actualmente dezenas de milhões de objectos, incluindo lugares, famosas obras de arte e logótipos. Para os lugares, não é preciso tirar uma fotografia. Apenas é preciso abrir o Google Goggles e segurar o telefone em frente do lugar que lhe interessa, depois, ao usar o GPS e a bússola do dispositivo, o Goggles reconhece a que lugar se refere e revela o nome no visor da câmara. Seleccionando-se o nome obtido consegue-se mais informação.
“Para muitas pesquisas, usar uma imagem para pesquisar é mais fácil e mais útil do que apenas o texto, especialmente num aparelho móvel. A tecnologia de visão computorizada está ainda na sua fase de infância, mas o Goggles demonstra todo o seu potencial. Trabalhamos arduamente para expandir as nossas capacidades de reconhecimento. Pode imaginar um futuro onde a pesquisa visual é tão natural quanto apontar o seu dedo”, Shailesh Nalawadi, o Gestor de Produto para o Google Goggles.
O Google Goggles pode ser utilizado para reconhecimento de locais; obras de arte ou posters de filmes e descobrir, a partir de uma simples imagem a história detalhada por detrás daquela pintura abstracta. Será, igualmente útil, na pesquisa de produtos e identificar de forma, quase imediata, que tipo de críticas teve um determinado livro ou quanto custaria se o comprasse online.
O Google Goggles está disponível enquanto aplicação de download gratuito no Android Market. Encontra-se actualmente disponível em inglês por todo o mundo.

Para além do Goggles, a Google anunciou a introdução dos “Resultados Recentes” para pesquisas em Inglês no Google.com. Agora, imediatamente a seguir a uma pesquisa, é possível ver updates ao vivo de pessoas pertencentes a sites populares como o Twitter e o Friendfeed, bem como as manchetes das notícias e dos posts dos blogs que tenham sido publicados apenas há segundos. Todos estes updates são classificados de forma a mostrar os resultados mais recentes e relevantes que se relacionem com o que está à procura.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado