Vendas de PC crescem 3,6% no terceiro trimestre

As vendas de computadores pessoais no território nacional – equipamentos portáteis e desktop – ultrapassaram 394,5 mil unidades no decorrer do terceiro trimestre, o que corresponde a um crescimento de 3,6% relativamente a igual período do ano anterior, em que as vendas destes equipamentos tinham sido de 380,6 milhares de unidades. Esta é uma das principais conclusões do estudo “IDC EMEA PC Tracker”, publicado pela International Data Corporation (IDC).

Ainda segundo os dados divulgados pela IDC, no decorrer terceiro trimestre de 2009, enquanto que as vendas de equipamentos portáteis em Portugal ultrapassaram 317,5 mil unidades, o que representa um crescimento de 2,4% relativamente ao terceiro trimestre do ano passado, as vendas de equipamentos ‘desktop’ ascenderam a 76,9 milhares de unidades, equivalente a um crescimento de 8,9% que em idêntico período de 2008.
De acordo com Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal, “apesar de termos verificado um enfraquecimento das vendas de portáteis devido ao natural abrandamento das entregas dos programas e.Escola e e.Escolinha, o segmento dos desktop mostrou um dinamismo considerável influenciado sobretudo pela entrega das últimas unidades no âmbito do Plano Tecnológico da Educação.”
A Hewlett-Packard (HP) reforçou a sua quota de mercado no território nacional, tendo sido responsável pela comercialização de 115 milhares de equipamentos, o que corresponde a crescimento de 31,5% relativamente a igual período de 2008. Esta realidade permitiu que a empresa liderada por Carlos Janicas alcançasse uma quota de 29,1%, enquanto em igual período do ano anterior era de 23%
Na segunda posição deste ranking encontra-se a Toshiba, responsável pela comercialização de mais de 74,3 mil unidades, o que corresponde a um crescimento de 38,9% em face do terceiro trimestre de 2008. A quota do mercado da Toshiba é de 18,8% neste trimestre, enquanto que em igvual período do ano anterior era de somente 14%. Na terceira posição está a Acer com 58,6 mil unidades vendidas no terceiro trimestre de 2009, correspondendo a um crescimento de 59,4% quando comparado com o mesmo período de 2008.
A quarta posição é ocupada pela JP Sá Couto que cresceu 18,2% no terceiro trimestre de 2009 com 42 mil unidades vendidas. A Asus ocupa a quinta posição com 33,7 mil unidades vendidas o que corresponde a uma quebra de 56,5% quando comparada com o terceiro trimestre de 2008.

Toshiba lidera vendas de portáteis
No segmento de portáteis, o mercado nacional é liderado pela Toshiba no terceiro trimestre de 2009 com 74,3 mil unidades vendidas. Com um crescimento de 38,9% face ao terceiro trimestre de 2008, a quota do mercado de portáteis da Toshiba é de 23,4%. A HP foi responsável pela comercialização de 71,5 mil unidades, o que equivale a um crescimento de 27,1% relativamente aos resultados do terceiro trimestre do ano passado, detendo 22,5% da quota de mercado dos portáteis em Portugal.
A Acer ocupa a terceira posição tendo comercializado mais de 48,8 milhares de unidades no território nacional, o que corresponde a um crescimento de 52,6% relativamente a igual período do ano anterior e que lhe permitiu alcançar uma quota de 15,4%.
A quarta posição do mercado de portáteis é ocupada pela empresa nacional JP Sá Couto com 37,1 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 11,7% a JP Sá Couto cresceu 26,2% no terceiro trimestre de 2009 comparativamente a mesmo período de 2008.
A Asus na quinta posição sofreu uma quebra de 57%, comparando com o terceiro trimestre de 2008, tendo sido responsável pela comercialização de 33,3 mil unidades no terceiro trimestre de 2009. A quota de mercado da Asus é de 10,5%.

HP mantém liderança do mercado de ‘desktop’

O mercado dos equipamentos ‘desktop’ continua a ser liderado pela HP com mais de 43,4 mil unidades vendidas. A HP detém 56,5% da quota de mercado dos desktop e cresceu 39,4% no terceiro trimestre de 2009 face a idêntico período de 2008. Na segunda posição e com 9,8 mil unidades vendidas encontra-se a Acer que cresceu 104,3% no terceiro trimestre de 2009 face a 2008.
A JP Sá Couto na terceira posição sofreu uma quebra de 19,8% quando comparado com o terceiro trimestre de 2008. As vendas da JP Sá Couto no terceiro trimestre de 2009 atingiram as 4,9 mil unidades.
No quarto lugar do mercado de desktops está a Dell com 4,1 mil unidades. As vendas da Dell no terceiro trimestre caíram 37,8% face a igual período em 2008. A quota de mercado da Dell é de 5,3%.
A Targa, na quinta posição, apresenta uma quebra de 26,2% nas vendas do terceiro trimestre de 2009, comparando com o de 2008. Com 2,9 mil unidades vendidas a quota de mercado da Targa é de 3,8%.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado