Bancos em alerta após suspeitas de clonagem de cartões

Uma aparente fuga de dados em Espanha levou a Visa e a MasterCard a alertar os bancos sobre possíveis transacções fraudulentas de cartões de crédito clonados.O problema afecta pessoas de toda a Europa que podem ter tido as suas compras processadas em Espanha. Como consequência, muitos bancos alemães optaram por trocar os cartões dos seus clientes, segundo informou o Central Credit Committee, organização que representa diversas instituições bancárias alemãs. Bancos da Áustria, da Suécia e da Finlândia também já emitiram novos cartões, de acordo com uma notícia do jornal Stuttgarter Zeitung, publicada na passada quarta-feira.

De acordo com Ian Barber, um porta-voz da Visa, foram detectadas movimentações fora do normal com cartões de crédito em Espanha, mas este responsável admite que “não sabemos qual foi exactamente o problema, nem qual a sua real dimensão”. Louise Herbert, porta-voz da MasterCard, informou por seu turno que está em curso uma investigação para apurar a origem e verdadeira extensão do problema.
Entretanto, a Visa emitiu um alerta de precaução às instituições bancárias e a MasterCard também já notificou os seus bancos parceiros. Nenhuma das duas companhias quis dizer, no entanto, quantos cartões podem ter sido expostos à fraude.
Cabe a cada banco decidir sobre a emissão de novos cartões aos seus clientes. Os bancos têm normalmente compensado todos os clientes que são vítimas de operações fraudulentas e, como a troca de grandes lotes de cartões é uma operação cara, alguns preferem não substituir os cartões até que haja uma prova concreta de fraude.

Nos últimos anos, as companhias de cartões de crédito, como a Visa e a MasterCard, têm exigido que as empresas associadas se adeqúem ao Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões para Pagamento (PCI DSS), um conjunto de práticas e recomendações sobre a manutenção da segurança dos dados e de processamento de cartões de pagamento. A intenção é reforçar a segurança sobre os dados dos cartões.
Mas os incidentes continuam a ocorrer. “Infelizmente, estes casos já não são raros”, disse Sandra Quinn, directora de comunicações da UK Payments, uma associação comercial de empresas de pagamento.
Os bancos ingleses HSBC e RBS não forneceram informações concretas sobre se farão ou não a troca de cartões. A Barclaycard, que é a divisão de cartões de crédito do Barckaysbank, informou, por seu turno, que está ciente da situação e que tomará “todas as medidas necessárias” para mitigar a fraude.




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