Cloud computing só tem benefícios claros no curto prazo

As empresas apenas devem utilizar o cloud computing como medida para sobreviver em tempos de crise. Este é, pelo menos, o veredicto de um estudo da IDC, que revela que os serviços cloud só proporcionam poupança de custos às empresas a curto prazo. De acordo com a consultora, três anos de aplicação de um modelo de software como serviço numa grande empresa terá um custo superior à gestão própria dos sistemas.

Matthew McCormack, analista de IDC, sublinha que “os custos do cloud têm que diminuir muito mais para este modelo poder ser considerado uma opção real para as empresas a longo prazo. Actualmente, é apenas uma alternativa viável no curto prazo para as empresas que possuem estruturas de custos pesadas”.
De acordo com este analista, “a gestão de um data center teria que ser realmente má para que justificar o cloud computing como uma opção rentável a longo prazo”.
Assim, na sua opinião, antes de dar o salto para o cloud computing, as empresas deveriam examinar cuidadosamente os custos operativos correspondentes aos últimos cinco anos, bem como analisar o volume de trabalho processado pelo sue centro de dados e procurar ter una visão detalhada da sua operação a longo prazo.
Até agora, as empresas manifestavam preocupação por temas como a segurança, a disponibilidade e a largura de banda, e segundo McCormack “tinham razões para isso”, pelo que apostaram na encriptação, controlo de acessos e usabilidade. Mas, na sua opinião, “devem também preocupar-se e estar conscientes das questões reais de negócio em torno dos serviços cloud, antes de aderir a este novo modelo de trabalho”.
Mas a IDC também prevê que os custos dos serviços cloud venham a diminuir no futuro próximo, à medida que aumenta a concorrência na oferta e os fornecedores procuram aumentar as suas quotas de mercado.
Por último, o analista da IDC insistiu na importância de um trabalho de pesquisa e comparação por parte das empresas face aos fornecedores de cloud computing, já que actualmente não existe nenhum claro dominador deste mercado e, através desse trabalho de análise cuidada, as empresas poderão obter melhores preços.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado