PME opensource têm dificuldades no modelo de negócio

Durante o último Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, Pop Ramsamy, responsável  da CENATIC,  que muitas pequenas empresas de open source, sentem dificuldades no desenvolvimento de um modelo de negócio em torno da tecnologia aberta

A CENATIC é uma Fundação Pública Estatal, promovida pelo Ministerio da Indústria, Turismo e Comércio de Espanha e a Junta de Extremadura. É um centro nacional de aplicação de tecnologias da informação e comunicação baseadas em tecnologia aberta. De acordo com o mesmo responsável, 99% das pequenas empresas de open source não sabem como se posicionar no mercado, apresentando uma atitude “proprietária” e de open source.
Segundo um estudo realizado pela organização em Espanha, as empresas manifestam que aprendem mais em ambientes comunitários do que em processos normais de formação. Neste contexto, perto de 51% das empresas de opensource, têm uma oferta de formação informal. Por outro lado, o mesmo estudo mostra que as referidas empresas, mostram dificuldades em vender os produtos. Nestes casos, haverá três causas principais: falta de confiança no fabricante, a falta de documentação, e a falta de recursos técnicos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado