EMC reforça aposta em CMIS e em tecnologia Web 2.0

A EMC anunciou no evento anual Momentum 2008 a introdução do padrão CMIS no mais recente lançamento da solução Documentum Content Server. No evento foram também anunciadas melhorias ao software EMC Document Sciences xPression e revelada a aposta em tecnologia Web 2.0 no programa Documentum CenterStage Essentials.

O CMIS – Content Management Interoperability Services – é uma especificação desenvolvida pela EMC em conjunto com a IBM, a Microsoft e outros fabricantes de soluções de ECM (Enterprise Content Management). Esta especificação pretende impulsionar interfaces de serviços Web e de tecnologia baseada em Web 2.0, de forma a tornar aplicações interoperacionais em infra-estruturas híbridas constituídas por plataformas de ECM de diversos fabricantes. O seu objectivo último é dar às empresas a possibilidade de reduzirem significativamente os custos e o trabalho associado à gestão de ambientes de armazenamento que incluam vários repositórios de fabricantes distintos – pois actualmente, as empresas vêem-se obrigadas a despender muito tempo e recursos na criação de códigos de integração que façam diferentes sistemas de ECM “falarem” entre si.
De momento, o CMIS já se encontra em avaliação pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), que formou recentemente um comité técnico dedicado apenas a esta especificação. Este comité deverá contribuir para a evolução do CMIS para padrão aberto, e promover a sua implementação. No Momentum 2008, a EMC anunciou a disponibilização de uma versão inicial da interface de software Documentum que já suporta o CMIS.
Na opinião de Jorge Martinez, director da divisão de CMA (Content Management and Archiving) da EMC para o mercado ibérico, a iniciativa em redor da especificação CMIS traz grandes benefícios para os clientes, sobretudo para aqueles que dispõem de uma infra-estrutura de armazenamento híbrida. E com o actual aumento dos requisitos legais em redor da informação, “será igualmente importante para as empresas terem a sua informação controlada, e em conformidade com as normas legais em vigor”.

“Momentum” vira-se para a Web 2.0

No evento Momentum 08 foi reforçada a aposta no Documentum CenterStage Essentials, um programa ainda em fase beta que procura desenvolver um ambiente de colaboração numa empresa, onde os empregados possam partilhar conteúdos, gerir grupos de trabalho, acompanhar alterações e introduzir notas e comentários em documentos partilhados. O objectivo é integrar ferramentas de Web 2.0 para aumentar a produtividade – incluindo suporte para blogues e wikis, por exemplo –, sem no entanto descurar todos os aspectos de segurança dos dados que um ambiente empresarial exige.
O programa CenterStage Essentials, apesar de ainda se encontrar em fase beta, já conta com mais de 300 clientes empresariais e com o desenvolvimento de soluções relacionadas por parceiros. É o caso da Crown Partners, que apresentou no Momentum 08 a solução RedCarpet, que torna a migração de conteúdos do actual ambiente eRoom para CenterStage mais simples.
Também a solução Document Sciences xPression esteve em destaque no Momentum 08. A xPression consiste numa solução assente em padrões como Java, XML, ou .NET, para geração de comunicações personalizadas que contribuam para melhorar a experiência dos clientes, enquanto se reduzem os custos e se aumenta a eficiência. A solução integra-se facilmente na infra-estrutura e nos workflows empresariais para desenvolver um modelo de distribuição multi-canal de comunicações empresariais personalizadas. A EMC está agora a introduzir algumas melhorias na solução, entre as quais se destacam uma maior integração com a plataforma Documentum e a introdução de novos idiomas – francês, alemão, italiano, espanhol e português do Brasil.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado