As Tecnologias da Informação têm modificado as nossas vidas em praticamente todos os sentidos. Desde os colégios aos hospitais, das PME às grandes corporações, todas as organizações têm sido beneficiadas ao descobrir a ajuda que as tecnologias oferecem a qualquer tipo de empresa pública ou privada.
Em Portugal, a IDC previu um total de 7,6 mil milhões de euros investidos no sector das TIC durante o ano de 2006, com um crescimento de 7,5% para o mercado nacional das tecnologias da informação. As previsões para este ano no mercado global das TIC em Portugal são de um total de 10,500 milhões de euros com um crescimento até 2009 de 3,678 milhões de euros (fonte: PAC).
O sector promete. Paralelamente a este crescimento no mercado das TIC, são também cada vez mais as organizações comerciais que apontam a sua visão para a modalidade de trabalho: o outsourcing. As empresas estão dispostas a rever a sua política orçamental, seguindo os indicadores económicos favoráveis para realização de novas aplicações. A finalidade é rentabilizar os seus activos de tecnologia e tomar decisões que aumentem o ciclo de vendas no seu modelo de negócio.
Contudo, para chegar ao final do processo com resultados positivos, as empresas encontram diferentes “pedras no caminho”. Por um lado, a complexidade dos seus sistemas e a exigência por parte dos provedores de se adaptarem e prestarem grande atenção aos problemas funcionais. Por outro lado, a falta de orçamentos para projectos de larga duração, numa situação com tendência a mudar sempre que os indicadores económicos indicam uma saída da crise e estabilidade económica. E finalmente, o facto de “falar o mesmo idioma”, será o mesmo que dizer que os serviços tecnológicos têm que se ajustar unicamente ao core business da empresa.
Quais são as empresas que enfrentam o desafio do outsourcing num clima económico um pouco instável? Segundo dados da PAC, em primeiro lugar temos o sector financeiro, onde se evidencia um crescimento superior à média do mercado (em 2007 espera-se um investimento de 101 milhões de euros). O sector industrial, em segundo lugar e em via de crescimento, sendo a sua situação liderada pelo volume de investimento: mais de 142 milhões no ano de 2007. E também o sector público, menos desenvolvido mas com perspectivas de modernização importantes, pois também poderá movimentar este ano investimentos superiores aos 30 milhões de euros.
Cerca de 90% das empresas portuguesas confirmam a utilização dos serviços de outsourcing nos seus projectos de especialização tecnológica. Quais serão as vantagens de contratar este serviço? Do ponto de vista da gestão, as vantagens traduzem-se no facto de as empresas poderem dedicar-se integralmente ao foco principal da sua actividade, pois o serviço de outsourcing garante-lhes a existência de uma estrutura independente da estrutura da sua empresa e dos seus negócios. Consequentemente, este factor permite uma libertação de recursos na empresa, como tempo de gestão, dinheiro, pessoal e equipamento. Por outro lado, o outsourcing possibilita ainda à companhia ter acesso a know-how especializado com permanente actualização tecnológica e conhecimentos dos avanços existentes nesta área, permitindo desta forma uma maior eficiência e capacidade de resposta por parte da empresa, tornando-a mais competitiva no seu mercado.
Na realização de um contrato de outsourcing em Portugal, poderão ser incluídos acordos denominados de Service Level Agreement (SLA- Acordo de nível de Serviço.). Os SLA impõem aos provedores do serviço, níveis de qualidade e de resposta de acordo com as necessidades exigidas pela empresa, avançando deste modo nas relações B2B no mercado da tecnologia. O SLA apresenta diversas vantagens para ambos os lados. Para quem adere ao serviço, possibilita uma avaliação dos custos e benefícios da utilização dos diferentes fornecedores e garante uma adequação dos serviços aos padrões da empresa, sabendo que o serviço desejado será cumprido. Através de KPI’s (Key Performance Indicator) do desempenho de serviço e de relatórios de análise de desempenho, a empresa poderá seguir todo o trabalho contratado. Para quem presta o serviço, o SLA proporciona também um controlo ao nível de serviço oferecido aos seus clientes, possibilitando uma maior credibilidade para o fornecedor.
Em suma, o outsourcing é uma realidade presente no nosso país. A sua intensidade e utilização está em crescimento dentro do contexto global das TIC nas organizações. Para todas as áreas empresariais, as TIC têm sido essenciais e têm ajudado a conseguir um grande avanço na sociedade, poupando tempo e dinheiro, e uma melhoria dos processos. Qualquer investimento em tecnologia tornar-se-á sempre num beneficio, seja qual for área a investir.
Mário Marques, director-geral da T-Systems em Portugal