Fujitsu oferece memória flash em portáteis

A Fujitsu Computer Systems anunciou que está a equipar dois novos modelos, dentro da sua linha de portáteis com unidades de disco com elementos estáveis, para usar em ambientes mais adversos, como ginásios e aviação.

A empresa está a disponibilizar memória flash nos seus modelos LifeBook P1610 e B6210, ambos ultra portáteis, mas continuando a vendê-los também com a concepção actual de unidade do disco rígido. A Fujitsu começou a oferecer memória flash em alguns portáteis das séries P e Q, no Japão, há dois meses. Mas é a primeira vez que os lança na América do Norte.


 


 
Os clientes terão que pagar mais por memória flash NAND, do que pelas tradicionais unidades de disco, as quais produzem magnetismo, mas ganharão outros benefícios, como a redução do consumo de potência, tempos mais rápidos de arranque, e redução do ruído, calor e peso, referiu Paul Moore, director sénior de marketing de produtos móveis, da Fujitsu.


 


Um outro inconveniente da memória flash é a sua capacidade limitada. A Fujitsu está o oferecer a opção de escolha entre 16G-byte ou 32G-byte de unidade de disco flash. Os modelos de disco rígido que fornece vão dos 30G bytes aos 80G bytes. Mas Moore referiu que os clientes de organização das finanças ou da área da medicina podem viver com essa limitação: uma unidade de disco flash preservará os seus dados se eles deixarem cair o portátil, e os dados mais importantes estarão armazenados em servidores, em vez de no portátil.
Embora a memória flash seja popular em dispositivos PDAs, como smartphones e MP3, foi vista como demasiado cara para o mercado de portáteis. Nos últimos meses, os preços de memória flash têm caído e a capacidade de armazenamento está a aumentar tão rapidamente, que diversos fabricantes estão agora a considerar novas aplicações.


 


A Apple declinou comentar os rumores de que iria ofereceria flash nos seus pequenos portáteis. E a Intel planeia introduzir tecnologia flash em portáteis, como parte da nova geração de plataformas Centrino, as quais irão ser lançadas no segundo trimestre de 2007.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado