Citrix cancela aliança com Expand

A Citrix excluiu a Expand Networks da Aliança de Parceiros de Negócio. Segundo a Citrix, o dispositivo de optimização Compass WAN da Expand concorre demasiado com o NetScaler adquirido pela Citrix. A decisão de exclusão foi tomada durante o iForum da Citrix, impedindo a Expand de participar no evento.

De acordo com Amy Peraza, directora sénior de marketing da Expand, os produtos NetScaler e Compass são tecnologicamente diferentes. O NetScaler encontra-se no sector da entrega de aplicações, lidando com tarefas como o descarregamento dos servidores e o balanceamento de carga. O Compass está mais ligado à optimização WAN e WAFS, explicou a responsável.


 


Muitas empresas vão necessitar de ambas as tecnologias, como foi no caso da aquisição da Redline e da Peribit por parte da Juniper. Ou ainda, pela aliança da Citrix com a Packeteer. Contudo, os potenciais clientes não se encontram totalmente esclarecidos sobre esta diferença, admitiu Peraza. “O NetScaler é só para centros de dados e é predominantemente HTTP, e não possui nenhum tipo de suporte igual ao que nós oferecemos, como o WAFS. Os clientes referem que o NetScaler é um produto concorrente e nós temos de negar, pois existem muitas diferenças,” acrescentou. “Os fabricantes de optimização WAN tradicional trabalham unicamente na WAN e não nos estrangulamentos das comunicações de servidores,” concordou Frank Lyonnet, responsável da Ipanema Technologies, parceiro da Citrix. Lyonnet suspeita que a separação Citrix-Expand teve mais a ver com razões comerciais do que a sobreposição de tecnologias.


 


A Expand assinou a Aliança de Parceiros de Negócio da Citrix, na qualidade de Premier Member em Julho de 2000. Recentemente, empenhou-se na capacidade de atracção dos seus sistemas, parecendo ser esse um dos motivos da origem de problemas com a Citrix. Questionada sobre a exclusão da Expand, a Citrix declarou que “regularmente são efectuadas revisões com os parceiros de negócio.” O objectivo é assegurar que um investimento mútuo e contínuo ainda faz sentido para ambas as partes, explicou o fabricante. Quando se conduziu à última revisão, tiveram lugar várias discussões com a Expand, admitiu a Citrix. Em conjunto concluíram que existia uma crescente sobreposição entre os objectivos de negócio da Expand e os da Citrix.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado