Telemóveis com câmara digital representam 38% das vendas mundiais

O Gartner Group prevê que em 2009 cerca de 70% dos telemóveis vendidos no mercado global serão já com câmara digital incorporada e que a resolução de 1,3 megapixels vai tornar-se o padrão do mercado.

A venda mundial de telefones móveis com câmara digital atingirá 295,5 milhões de unidades no final do corrente ano, correspondendo a 38% do volume total de aparelhos móveis vendidos no ano, de acordo com o Gartner. No ano passado, a percentagem de telefones móveis com câmara digital em relação ao total de vendas foi de apenas 14%.
A previsão do Gartner é de que o movimento de aquisição de equipamentos com esta função integrada no equipamento, que começou forte na Ásia, vai tornar-se um fenómeno global. Em 2009, 70% dos móveis vendidos no mundo já virão com câmara digital incorporada. A consultoria prevê ainda que o preço para a incorporação de uma câmara digital de 1 megapixel no telemóvel cairá para metade nos próximos quatro anos.
Na América Latina, as vendas de telefones que tiram fotos quase triplicaram, passando de 3,1 milhões de unidades, em 2004, para 8,7 milhões neste ano. Esta região apresentará a maior taxa anual de crescimento do mundo ao longo dos próximos quatro anos – em média 56,8% -, atingindo 52,8 milhões das unidades vendidas em 2009.
Mesmo com o crescimento mais acelerado, a América Latina ainda está bem aquém de mercados como a Ásia, que, sem considerar o Japão, já neste ano registou 68,3 milhões de unidades vendidas, e da Europa e América do Norte, com vendas respectivas de 84,8 milhões e 70,8 milhões de unidades. Somente no Japão, foram vendidos 39,9 milhões de equipamentos em 2005.


Imagens melhores
O Gartner prevê ainda uma melhora na qualidade dos equipamentos embutidos no móvel, com resoluções variando de 1 a 7 megapixels. Mais uma vez, a Ásia vai liderar a corrida pelas melhores imagens. No Japão, onde 92% dos móveis já vêm com câmaras digitais, mais 78% dos modelos vendidos em 2005 têm uma resolução de 1 ou  2 megapixels.
Em 2009, mais de 50% dos telefones móveis que tiram fotos vendidos no país terão mais de 3 megapixels de resolução. Fora deste mercado mais avançado, o Gartner acredita que a resolução de 1.3 megapixels está a tornar-se um padrão mínimo de resolução para os equipamentos com câmara digital, e que em 2006 modelos com 2 megapixels devem ser os mais populares.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado