Critical Software apresentou redes de 4G na Alemanha

O construtor alemão Daimler-Chryshler foi o parceiro da empresa portuguesa, tendo apresentado um protótipo na área das redes veiculares.

A Critical Software anunciou que apresentou uma demonstração sobre Redes de 4ª Geração Móvel, no evento “14th IST Mobile & Wireless Communications Summit 2005”, realizado em Dresden, Alemanha, no âmbito do projecto Europeu: Ambient Networks.


 


Para esta apresentação, a Critical Software, em conjunto com a Daimler-Chryshler, AG, desenvolveu um protótipo na área das redes veiculares. Este protótipo, composto por um Carro, um PDA e um servidor de música, permite ao utilizador monitorizar a velocidade, quilometragem, ou mesmo estabelecer a temperatura interna do carro a partir do PDA.


 


Para além disso, mediante a distância entre o carro e o PDA, as portas podem ser automaticamente desbloqueadas, resultando da aplicação de um perfil de utilizador. O protótipo permite ainda que o utilizador faça download das suas músicas preferidas para ouvir durante a sua viagem.


 


Tudo isto é possível devido a conceitos de 4ª Geração como:



  • Composição Automática de Redes,

  • Descoberta e Publicidade de Serviços e Dispositivos,

  • Configuração Automática de Redes, entre outros.

 


Conceitos estes que levam as telecomunicações para um outro nível, onde é possivel cooperar, usufruir e partilhar informação e serviços de uma forma automática e transparente.


 


O projecto Ambient Networks é um ambicioso projecto europeu que involve um vasto concórcio internacional. No total envolve 35 parceiros líderes do mercado das telecomunicações, PME’s (sendo a Critical Software a única PME presente neste projecto), e prestigiadas organizações de investigação e desenvolvimento.


 


Trata-se de um projecto integrado (Integrated Project), co-patrocinado pela Comissão Europeia, prioridade Information Society Technology (IST) no âmbito do 6º Programa – Quadro (FP6).


 


O principal objectivo do projecto é fornecer um novo paradigma para as telecomunicações móveis, que possibilite a troca de informação de uma forma escalável e robusta, possibilitando ao mesmo tempo o acesso a serviços de comunicação ricos e fáceis de usar.


 


O objectivo deste projecto está relacionado com a temática “Mobile and Wireless Systems Beyond 3G”, que irá oferecer uma nova plataforma de comunicação wireless em 2015.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado