Intel cobrirá cidades com redes sem fios

A Intel apresentou nesta quinta-feira o seu projecto para implantar redes sem fios (wireless) capazes de cobrir todo o perímetro urbano em diversos municípios, pelo Mundo fora.

Ao todo serão 13 cidades contempladas com o projecto-piloto, incluindo uma no Brasil, que prevê o uso das tecnologias Wi-Fi e WiMax. Além da, fazem parte do projeto da Intel as cidades de Cleveland, Filadélfia, Corpus Christi, Portland (Estados Unidos), Taipe (Taiwan), Mangaratiba (RJ – Brasil), Dusseldorf (Alemanha), Gvor (Hungria), Jerusalém (Israel), Mônaco, Seul (Coréia do Sul), Osaka (Japão) e Westminster (Londres – Inglaterra).


 


Em parceria com a Intel, trabalham na iniciativa as empresas Cisco, Dell, IBM, SAP e outros 16 parceiros, como o fornecedor de serviços sem fios Alvarion, o fabricante de software de segurança Check Point e a operadora de telecomunicações British Telecom.


 


Segundo a Intel, o objectivo é oferecer acesso à web para todos os habitantes das cidades, melhorar serviços públicos e também aplicações mais específicas, como uma revolução tecnológica em serviços de emergência, por exemplo.


 


Porém a Verizon  tem-se oposto à ideia de que cidades ofereçam serviços pagos de acesso, já que não seria uma competição justa. A empresa argumenta que municipalidades não pagam impostos e podem usar dinheiro público para financiar projectos.


 


 


Sarvega – uma porta para o XML


 


A Intel anunciou em Agosto a aquisição de uma empresa de aplicações de redes baseadas em linguagem XML (eXtensible Markup Language), a Sarvega, por quantia não divulgada. A empresa comprada produz software e hardware de partilha interna de informações apenas soluções em XML.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado